PUBLICIDADE

Em Mato Grosso 17 municípios decretaram situação de emergência; três são do Nortão

PUBLICIDADE

As fortes chuvas ocorridas entre os meses de dezembro e março causaram prejuízos materiais em Mato Grosso. Este ano, 17 municípios tiveram a situação de Emergência reconhecida pela Secretaria Nacional de Defesa Civil e dois estão com processo de solicitação em análise. Ao todo, 39 municípios são monitorados pela Secretaria adjunta de Defesa Civil, vinculada à Casa Civil do Estado, por conta dos danos causados pelas chuvas.

Tiveram a situação de emergência homologada os seguintes municípios: Cláudia, Colniza, Comodoro, Cotriguaçu, General Carneiro, Guarantã do Norte, Juruena, Mirassol D´Oeste, Nossa Senhora do Livramento, Nova Bandeirantes, Nova Brasilândia, Nova Maringá, Novo Mundo, Peixoto de Azevedo, Poconé, Porto Esperidião, Porto Estrela. Estão com processos em fase de análise Terra Nova do Norte e Alta Floresta.

O secretário adjunto de Proteção e Defesa Civil Abadio Cunha conta que dos 17 casos homologados esse ano, em 11 os incidentes ocorreram em fevereiro desse ano, quatro em março, um em janeiro e outro em dezembro do ano passado.

“Todos os decretos foram motivados pelas chuvas intensas.  Essas fortes chuvas, causam destruição de pontes e bueiros, e na malha viária dos municípios ocasionando dificuldades de traslado, acesso aos serviços básicos e perdas na economia local”, declarou secretário por meio da assessoria.

Com o reconhecimento federal o município pode pleitear recursos para a reconstrução das áreas atingidas, mediante a apresentação de um Plano de Trabalho orientado pela Defesa Civil do Estado, onde constará as metas a serem analisadas pela Secretaria Nacional.

A Defesa Civil acompanha, orienta e homologa as solicitações de Situação de Emergência dos municípios. A Adjunta também realiza o monitoramento da previsão do tempo para as áreas atingidas pelas chuvas conforme dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Em 2017, 34 municípios de Mato Grosso solicitaram a Decretação de Situação de Emergência. Com o auxílio da Defesa Civil eles requereram um montante de R$ 124,8 milhões ao governo federal por meio do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil para 243 ações e obras de reconstrução.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE