sexta-feira, 29/março/2024
PUBLICIDADE

Eleitores poderão acompanhar apuração das eleições suplementares em Matupá e mais duas cidades

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria)

O eleitor  pode acompanhar a apuração e totalização os votos das Eleições Suplementares de Acorizal, Matupá e Torixoréu, que acontecem neste domingo até às 17h. A medida que forem sendo contabilizados, os votos serão divulgados no aplicativo gratuito “Resultados” e pela internet.

Disponível na Google Play e na App Store, o aplicativo “Resultados” apresenta a contagem dos votos em tempo real, conforme os boletins são divulgados pela Justiça Eleitoral. O eleitor pode consultar os votos nominalmente, ou seja, buscando o candidato que desejar. Ao final da apuração, é apresentado na plataforma os candidatos eleitos. No dia seguinte à apuração, o aplicativo irá disponibilizar a exibição dos Boletins de Urna de todas as seções eleitorais.

A segunda opção para acompanhar a apuração e totalização de votos das Eleições Suplementares não necessita da instalação de aplicativos. O site resultados.tse.jus.br apresenta o percentual de urnas já apuradas, os votos de cada candidato, além dos votos brancos e nulos.

Após o encerramento da votação, toda urna eletrônica fornece um boletim, que contém o total de votos recebidos por cada candidato (sem relacionar a inscrição eleitoral do eleitor), bem como outras informações, entre elas, o número de eleitores que votaram e os que se ausentaram. Esse documento chama-se Boletim de Urna (BU).

A aplicativo “Boletim na Mão” permite que o cidadão faça a leitura do BU e receba uma cópia digital. Para isso, basta apontar a câmera do celular para o QR Code contida no final do boletim.

Com essa informação, o cidadão pode atuar como um fiscal do processo eleitoral, conferindo se os dados coletados em cada seção eleitoral correspondem aos totalizados e divulgados pelo TSE.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Tribunal tranca inquérito contra ex-governador Pedro Taques

Os magistrados da Terceira Câmara Criminal do Tribunal de...

Prefeito cobra novamente ministério para credenciar clínica renal em Sorriso

O prefeito Ari Lafin reiterou, ao ministério da Saúde, ontem,...

Estado quer fazer retaludamento na rodovia Chapada-Cuiabá para evitar desmoronamentos

O governador Mauro Mendes apresentou, esta tarde, o projeto...
PUBLICIDADE