As eleições para composição da diretoria das Subseções da OAB em Mato Grosso estão acontecendo simultaneamente com a eleição do Conselho Seccional. Em Rondonópolis, Sul do Estado, mais de 40% dos advogados já foram as urnas de votação. A informação é do atual presidente da Subseção e candidato a vice-presidente pela Chapa 01 Em Defesa da Advocacia, José Antônio Guilhen. “A eleição está correndo tranqüila, como uma grande democracia deve ser”. Guilhen acredita que o movimento maior, na Subseção deve acontecer agora, no período vespertino. As eleições nas Subseções encerram às 17h.
Em Sinop, Norte de Mato Grosso, há 186 advogados aptos. Desses, 120 já votaram. É a Subseção onde a maioria dos advogados já foram exercer o direito de voto. “Estamos em uma grande festa com a distribuição de panfletos e adesivos”, disse Elpídio Moretti atual presidente da Subseção e candidato a reeleição.
Depois de Cuiabá, o segundo maior colegiado é Várzea Grande com 289 advogados aptos. Até o início da tarde mais de 40% já haviam ido as urnas. Em Diamantino a situação é diferente. Mais da metade dos advogados já compareceram a Subseção para a votação. Dos 43 aptos, 25 já registraram seu voto.
Nas Subseções os advogados votam duas vezes. Uma, para composição da diretoria da Subseção e outra para presidência do Conselho Seccional. Em sete municípios do interior há disputa de chapa, são eles: Rondonópolis, Sinop, Alta Floresta, Diamantino, Juína, Juara e Lucas do Rio Verde. Em Primavera do Leste há três chapas disputando a diretoria da Subseção. Nas Subseção de Poxoréu, os advogados não vão votar para composição da diretoria regional porque não houve registro de candidatura. O mesmo acontece em Vila Rica e Nova Xavantina que não atenderam os requisitos para a composição de chapa.
Em Cuiabá, a expectativa que o percentual de advogados que já votaram deve ter chego à 50%. Nesse momento, a sede da Ordem está tranqüila e os advogados vão chegando aos poucos. O grande alvoroço aconteceu no período matutino. “Muitos advogados comparecem cedo, em virtude do clima. Á tarde o sol é quente e cansativo”, disse o presidente da Comissão Eleitoral da OAB/MT, Silvano Macedo Galvão.