sábado, 20/abril/2024
PUBLICIDADE

Futuro prefeito de Matupá será eleito neste domingo e urnas são lacradas

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria - atualizada às 15h29)

A 33ª Zona Eleitoral realizou a carga e lacre de 35 urnas eletrônicas e mais 10 de contingências. Com o procedimento, os equipamentos estão prontos para serem utilizados pelos 11.043 eleitores de Matupá (209 quilômetros de Sinop), no próximo domingo, quando irão escolher o novo prefeito e seu vice.

Disputam o pleito, os candidatos Bruno Mena pelo Democratas (ex-vice-prefeito eleito em 2020), delegado Geraldo Gezoni do PSB e Marinilde Dall’Acqua pelo MDB. A campanha começou no dia 23 do mês passado e termina nesta quinta-feira com a proibição de divulgação de propaganda eleitoral em rádios e televisões.

A eleição é para escolher o substituto do prefeito cassado Fernando Zafonato (DEM), em maio, por ato de improbidade administrativa. O vereador Marcos Icassatti Porte assumiu interinamente como prefeito.

Durante a cerimônia de carga e lacre, cada urna é configurada para uma seção eleitoral e nela são inseridos os dados dos candidatos, os cargos e os eleitores inscritos na referida seção. Em seguida, é realizado o teste da urna para verificar se os dispositivos – teclado, áudio, bateria, qualidade da imagem, botão de liga e desliga, estão funcionando corretamente.

Por fim, todos os compartimentos da urna são lacrados por lacres assinados pelo juiz eleitoral e demais autoridades presentes e o equipamento, já identificado – município, local de votação e seção eleitoral, é guardado na sua respectiva caixa.

A Justiça Eleitoral busca a transparência do processo e para isso, publica previamente edital com a data e horário da realização da cerimônia e ainda convida representantes do Ministério Público, da Ordem dos Advogados do Brasil, dos partidos políticos e coligações e demais cidadãos interessados a acompanharem presencialmente a cerimônia de carga e lacre.

Além de Matupá, terão eleição suplementar para escolha de prefeito e vice os municípios de Torixorel e Acorizal.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Prefeito inaugura ciclovias e pistas de caminhada em avenidas de Nova Mutum

A prefeitura de Nova Mutum inaugurou duas obras do...

Prefeito anuncia mais 100 quilômetros de asfaltamento em Várzea Grande

O prefeito Kalil Baracat anunciou que vai incluir no...

Mato Grosso passa a ter setor de inteligência de combater a crimes tributários

O Governo de Mato Grosso implantou a Coordenadoria de...

Ministério autoriza criar mais um câmpus do IFMT em Mato Grosso

O ministério da Educação confirmou a assinatura da portaria...
PUBLICIDADE