O custo total estimado para as eleições deste ano, em Mato Grosso, é de R$ 17,3 milhões, sendo R$ 5,1 milhões para despesas com pessoal e R$ 12,2 milhões para despesas com custeios, segundo dados da Secretaria de Administração e Orçamento do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT). Este valor inclui todas as despesas do pleito eleitoral, como transporte de urnas, alimentação aos mesários e colaboradores convocados, locação de veículos, fretamento aéreo, material gráfico e de expediente, diárias, contratação de técnicos de urnas e de satélites, dentre outros.
Estima-se que cada voto, dos cerca de 2,1 milhões de eleitores aptos em Mato Grosso, será em aproximadamente R$ 7,91. De acordo com a Secretária de Administração e Orçamento do TRE, Tânia Yoshida Oliveira, há uma tendência de redução desse valor ao final do processo eleitoral, levando-se em consideração as economias evidenciadas nas diversas contratações.
A maior despesa refere-se à contratação dos técnicos de urna e de satélite, que está estimada em R$ 3,1 milhões. “Pela primeira vez esta despesa ficou a cargo dos Regionais. Até então, a contratação era centralizada pelo TSE. Como a licitação realizada pelo TSE não obteve êxito, foi descentralizado aos Tribunais, no início de julho, o correspondente orçamento para a contratação regionalizada”.
O TRE fornecerá alimentação a 42.525 pessoas que estarão trabalhando no dia 5 de outubro para que os eleitores mato-grossenses possam ir às urnas escolher os candidatos a presidente da República, governador, senador, deputado federal e deputado estadual. Segundo levantamentos do TRE, os colaboradores da Justiça Eleitoral incluem mesários, membros das juntas eleitorais, escrutinadores, agentes de segurança, coordenadores de locais de votação e outros auxiliares. O Tribunal irá gastar em média R$ 25 com a alimentação de cada colaborador, o que resultará num total de R$ 1,06 milhões para cada turno.
Outra despesa necessária é a contratação de veículos para atender os cartórios eleitorais de todo Estado. Para este ano foram locados 70 veículos de passeio e 47 caminhonetes para serem utilizados entre os dias 15 de julho e 30 de outubro, com o valor final de R$ 1,2 milhões.
Serão gastos ainda R$ 380 mil com materiais de consumo, a exemplo materiais gráficos, combustíveis, materiais de expediente, etc.


