O fato marcante em Cuiabá no primeiro dia do ano, foi a eleição da nova Mesa Diretora que deu posse ao prefeito reeleito Wilson Santos (PSDB) e seu vice, Chico Galindo (PTB) e conduzirá o Legislativo. A eleição do presidente Deucimar Aparecido Silva (PP) muda a composição das forças políticas, já que ele assumiu sob promessa de renovação, unidade e ética, nome de sua chapa que foi referendada por 10 dos 19 vereadores. A eleição de Deucimar só foi possível porque o vereador Lúdio Cabral (PT) se absteve de seu voto, dando a candidata oficial, Lueci Ramos, do mesmo partido do prefeito, apenas oito votos.
Mesmo se preparando para na próxima semana apresentar seu Plano Estratégico de gestão do biênio 2009/2010, Deucimar Silva já determinou a suspensão de todos os pagamentos pendentes no Legislativo Municipal que nos últimos quatro anos foi palco de denuncias de abuso de poder econômico e político. “A única exceção fica por conta dos salários, as demais despesas nos próximos 30 dias estão suspensas até a realização de uma auditoria”, disse o novo presidente que reafirmou sua decisão na sessão solene de posse do prefeito Wilson Santos.
Santos falou em vencer a crise, em concluir as obras do PAC que estão em andamento e resgatar compromissos assumidos com a população de uma maneira em geral, assegurando que ao findar este segundo mandato em 2012, queria ver Cuiabá entre as cinco capitais do país com melhor índice educacional.
Ele elencou como prioridade concluir as obras da avenida das Torres; concluir pelo menos 50% do Rodoanel que é feita em parceria com o governo federal; atuar diretamente na questão de saúde, universalizando 100% do Programa Saúde na Família e realizando as obras essenciais para o pronto socorro que somente irá atender a pacientes que chegarem em ambulância e o resta será todo ele atendido nas policlínicas.
“Faltou à nossa gestão nos comunicarmos melhor com a população, por isso nesse segundo mandato teremos uma integração maior com bairros, sindicatos, clubes de serviço entre outros segmentos para que todos saibam do esforço que fazemos para administrar nossa querida Cuiabá”, disse Wilson Santos (PSDB) discursando para os convidados que receberam uma última mensagem: “Cuiabá, se muito já foi feito, mas vale o que virá”.
Wilson disse que conhece a realidade de Cuiabá e de não mais poder criticar os ex-prefeitos, pois se a Capital chegou onde está, é graças ao esforço de cada um deles.