PUBLICIDADE

DNIT promete a senadores de MT ações para asfaltar 174 de Juína a Vilhena ainda este ano

PUBLICIDADE
Só Notícias/Guilherme Araújo (foto: arquivo/assessoria)

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) prometeu que, até a metade do ano, deve lançar o edital para contratação de empresa especializada na elaboração de projeto de licenciamento ambiental e de engenharia para pavimentação da BR-174, ligando Juína (730 km a Noroeste de Cuiabá) a Vilhena, em Rondônia. A garantia foi dada pelo diretor de Planejamento e Pesquisa Luís Guilherme Rodrigues de Mello aos senadores mato-grossenses Jayme Campos (União) e Margareth Buzetti (PSD) e Jaime Bagattoli (PL) e Confúcio Moura (MDB), presidente da Comissão de Infraestrutura do Senado.

Considerada essencial para escoamento da produção de grãos e também da extração mineral na região Noroeste de Mato Grosso, a pavimentação da BR-174 é classificada como um dos grandes vetores de desenvolvimento regional. A consolidação da rodovia é uma reivindicação antiga da região. Uma vez concluída, a estrada vai permitir reduzir em quase 800 quilômetros a produção destinada a exportação.

Jayme cobrou empenho do governo do presidente Lula para que a obra, de fato, saia do papel e manifestou que é essencial a licitação do Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental (EIA-Rima), em conjunto com os projetos de engenharia, medida vai agilizar os trabalhos e a expectativa é de que o licenciamento se conclua ainda este ano, para, em seguida, licitar as obras.

As complexidades para a pavimentação dos 170 quilômetros a serem pavimentados do lado de Mato Grosso também foram discutidas na reunião. A rodovia passa entre reservas indígenas, a dos índios Enauenê-Nawê e Cinta-Larga. Porém, o próprio diretor do DNIT acredita que não haverá maiores dificuldades de solução pelo fato de a BR ter sido implantada já há muitos anos e de ser também uso comum pelas etnias. A região Noroeste abrange as cidades de Juína, Castanheira, Juruena, Contriguaçu, Aripuanã, Colniza e distrito de Conselvam, e tem uma população estimada em 180 mil habitantes, informa a assessoria.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui. 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sorriso sedia esta semana congresso ‘Prefeitos do Agro’

Sorriso sedia, nesta sexta-feira o congresso prefeitos do agro,...

Governo de MT esclarece projeto e andamento das obras do ‘ônibus rápido’

O governo de Mato Grosso esclareceu sobre a implantação...
PUBLICIDADE