PUBLICIDADE

Disque-denúncia da PM em Mato Grosso já recebeu 921 ligações

PUBLICIDADE

O serviço de Disque-Denúncia da Polícia Militar – que funciona 24 horas ininterruptamente – já recebeu este ano 921 ligações superando o total recebido em 2007, que chegou a 801 atendimentos. O número é comemorado pela Agência Central de Inteligência (ACI) que coordena as ações e demonstra a participação da sociedade e a credibilidade do serviço. Do total de denúncias deste ano, 70% são referentes à localização de pontos de revenda de entorpecentes.

Ainda segundo estatísticas da unidade, em seguida aparecem as informações sobre roubos ou furtos de veículos (32), homicídios (32), foragidos da Justiça (12) e por porte ilegal de armas de fogo (41). Vale lembrar que no setor não existe identificador de chamadas e que as ligações podem ser feitas, gratuitamente, de qualquer parte do território nacional.

Também já foram registradas denúncias sobre jogos de azar (4), pedofilia (1), ameaças (5), prostituição infantil (8), dentre muitas outras. As denúncias referentes à atuação criminosa no interior do Estado são encaminhadas para o Comando Regional respectivo para que dê continuidade às investigações. Nenhuma informação recebida é arquivada imediatamente.

Há oito anos funcionando, o serviço já auxiliou direta e indiretamente em mais de 500 prisões, dentre elas de presos de extrema periculosidade como o do pistoleiro Hércules Araújo Agostinho, que foi encontrado na cidade de Machadinho do Oeste (RO), no ano de 2003. Aclides Maciel, responsável por mais de 14 assassinatos, dentre eles a ‘Chacina do Altos da Serra’ que vitimou quatro pessoas, também foi preso com auxílio da comunidade por meio de informações ao Disque-Denúncia.

Por se tratar de um Serviço do Inteligência (SI) táticas e procedimentos são adotados para o levantamento da informação e, por conseqüência, as ações demandam de um pouco mais de tempo, respeitando às exceções, como por exemplo denúncias sobre fuga de presos. Cabe aos policiais que atuam na área de Inteligência realizar levantamentos que sirvam de subsídios para a realização de operações contra o tráfico de drogas, dentre outras. Somente em 2008 já foram realizadas mais de 80 operações em toda Grande Cuibá.

Em muitos casos, as informações colhidas por meio do Disque-Denúncia são encaminhadas para os batalhões que dão continuidade ao trabalho de investigação. Um exemplo que pode ser citado refere-se ao tráfico de LSD. As primeiras informações foram colhidas pelo Disque-Denúncia, posteriormente, encaminhadas ao 3º Batalhão que deu continuidade às investigações e terminou na apreensão de mais de 421 adesivos da droga. Cada um deles seria comercializado por até R$ 80. Uma pessoa foi presa em flagrante.

De acordo com os coordenadores do Disque-Denúncia, se o denunciante quiser pode encaminhar arquivos ou mídias utilizando o link que existe na página da Instituição, o www.pm.mt.gov.br .Se a pessoa preferir ainda pode encaminhar uma correspondência para avenida Historiador Rubens de Mendonça, número 6.135, no bairro Jardim Novo Paraíso, em Cuiabá. O CEP é o 78055-500, aos cuidados da Agência de Inteligência. Existe ainda a opção de solicitar agendamento para um conversa.

“Sempre é bom lembrar que quanto mais informações, melhor. Número de placas, endereços precisos, nos ajudam e, muito”, informa um dos gerentes do serviço. Ela lembra ainda que a pessoa que ligar para prestar informações pode anotar o número da denúncia. Conseqüentemente poderá acrescentar informações informando o número de protocolo. “Vale dizer que não identificamos o denunciante, somente o número da informação”, finaliza a coordenadora.

A credibilidade e a seriedade do serviço que é prestado pela Polícia Militar tem garantido um número mínimo de trotes ao 0800-65-3939.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Maior UBS de Lucas do Rio Verde será inaugurada na próxima semana; R$ 6,3 milhões

A prefeitura inaugura na próxima segunda-feira (15), às 16h,...

Nova Mutum vence 2º Prêmio Cidades Inovadoras

A secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação...

STF retoma julgamento de Bolsonaro e mais sete réus; Moraes vota

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) retoma...
PUBLICIDADE