Desde a data em que foi disponibilizado o disk denúncia da Ouvidoria do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT), no dia 05 deste mês, já foram contabilizadas 26 ocorrências. Dentre elas, constam denúncias de propaganda irregular e solicitações de informação sobre a eleição deste ano. No pleito de 2008, para prefeitos e vereadores, entre o período de 01 até 16 de julho foram contabilizadas 184 ocorrências.
O disk denúncia da Ouvidoria Eleitoral é um serviço no qual os eleitores que tiverem dúvidas, sugestões, reclamações ou queiram denunciar algum ato ilegal praticado por candidatos e partidos poderão entrar em contato com o número 0800-647-8191. O disk denúncia está disponível das 9h às 19h em dias úteis e das 14h às 19h, no plantão dos finais de semana e feriados.
As denúncias recebidas na Ouvidoria serão entregues ao juiz coordenador da propaganda eleitoral, Lídio Modesto. Nos municípios que possuem mais de uma Zona Eleitoral foram designados os juízes eleitorais Mário Roberto Kono de Oliveira (1ª Zona Eleitoral de Cuiabá), Jones Gattass Dias (20ª ZE de Várzea Grande), Antonio Veloso Peleja Junior (45ª ZE de Rondonópolis) e Otávio Vinícius Affi Peixoto (47ª ZE de Barra do Garças) como fiscalizadores da propaganda eleitoral e terão poder de polícia para atuar nas eleições 2010. Já nos municípios que possuem apenas uma zona eleitoral, o juiz daquele município poderá agir com o mesmo poder.