sexta-feira, 26/abril/2024
PUBLICIDADE

Diretório do PT avalia mudanças no partido

PUBLICIDADE

O diretório nacional do PT se reúne neste sábado para avaliar os próximos passos do partido para sanar sua pior crise em 25 anos. A crise do “mensalão” provocou o destronamento de quase metade de sua cúpula e colocou sob suspeição uma dezena de parlamentares federais da legenda.

A Executiva Nacional se reuniu nesta semana e aprovou propostas que devem ser avaliadas hoje pelo diretório: uma referente ao novo modelo de financiamento de campanhas estaduais, outra sobre a contabilidade do partido e uma terceira sobre a remuneração dos dirigentes.

No diagnóstico da nova Executiva, que assumiu após a saída de quatro dos principais dirigentes do partido, o PT pecou por falhas no controle de suas contas além de problemas na administração.

Um levantamento da dívida total do partido desencadeou uma verdadeira grita dentro do partido quando mostrou o dobro das estimativas iniciais e atingiram a casa dos R$ 40 milhões.

Comissão de Ética

O diretório também deverá avaliar outro ponto que provocou polêmica dentro da legenda, e que teve seu desfecho nesta sexta-feira: a substituição de Danilo de Camargo, o coordenador da Comissão de Ética encarregada de avaliar as denúncias sobre o ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares, que admitiu ter montado um esquema de “recursos não contabilizados” para financiar as campanhas eleitorais.

Camargo entrega hoje ao diretório o pedido de afastamento da comissão, após uma votação da Executiva que decidiu pela permanência do coordenador por 6 a 5 (com 4 abstenções). Os integrantes da Executiva votaram um requerimento de um dos membros da comissão, que colocou sob suspeição Camargo para coordenar os trabalhos.

O coordenador afirmou que “frente à pequena margem de confiança expressa na votação, não tenho mais como continuar membro da Comissão de Ética deste Diretório Nacional”.

Segundo o PT, a decisão não prejudica a audiência com Delúbio Soares, mantida para domingo. Um suplente deverá assumir a coordenação, mas seu nome ainda não está definido.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Presidente do Cipem se reúne com vice-governador e detalha prioridades do setor florestal

O presidente do Centro das Industrias Produtoras e Exportadoras...

Governo de MT confirma pagamento de servidores na próxima segunda

O governo de Mato Grosso depositará na segunda-feira (29)...

Prefeito autoriza início de obras de praça em Matupá; R$ 1,9 milhão

O prefeito Bruno Mena anunciou hoje o início das...
PUBLICIDADE