sexta-feira, 19/abril/2024
PUBLICIDADE

Dilma tem a preferência dos eleitores de MT e Marina é a segunda, diz Gazeta Dados

PUBLICIDADE

A presidente Dilma Rousseff (PT) é a primeira colocada na disputa pelo Palácio do Planalto entre os eleitores mato-grossenses. Conforme a pesquisa Gazeta Dados realizada entre os dias 25 e 27 de setembro, a petista tem 39% das intenções de voto no Estado. Aécio Neves (PSDB) e Marina Silva (PSB) estão empatados em segundo lugar, com 21% cada.

Rui Costa Pimenta (PCO) foi citado por 1% dos entrevistados. Os outros sete candidatos – José Maria Eymael (PSDC), Pastor Everaldo (PSC), Eduardo Jorge (PV), Levy Fidélix (PRTB), Zé Maria (PSTU), Luciana Genro (Psol) e Mauro Iasi (PCB) – não pontuaram na pesquisa. Cinco por cento dos entrevistados afirmaram que votariam branco ou nulo. Outros 13% não souberam responder ou não responderam.

Enquanto as intenções de voto em Dilma Rousseff e Marina Silva cresceram em relação aos últimos dois levantamentos do Gazeta Dados, Aécio Neves perdeu pontos. No início de agosto (entre os dias 8 e 10), o tucano tinha 25%. No mês seguinte, conforme a pesquisa realizada entre os dias 5 e 8 de setembro, caiu para 24%, e agora está com 21%.Dilma, por sua vez, tinha 37% em agosto, percentual que manteve no começo de setembro, e agora está com 39%.

A maior evolução foi a de Marina Silva, que no mês passado tinha 7%, passou para 20% no início de setembro, e agora está com 21%.

Em agosto também pontuaram na pesquisa Gazeta Dados os candidatos Rui Costa Pimenta, José Maria Eymael e Eduardo Jorge, que tiveram 1% das intenções de voto cada um, e Pastor Everaldo, que foi citado por 2% dos entrevistados. No levantamento realizado no início de setembro, todavia, nenhum deles apresentou pontuação.

Os votos brancos ou nulos tiveram um crescimento de agosto para o início de setembro, passando de 5% para 7%, mas voltando a 5% na pesquisa mais recente.

Já os eleitores que não souberam responder ou não responderam diminuíram do primeiro para o segundo levantamento. Em agosto eram 21% e passaram para 12% no começo deste mês. Agora são 13%.

A margem de erro é três pontos percentuais, para mais ou para menos, e o intervalo de confiança é de 95%, o que significa que, se fossem realizadas outras 100 pesquisas, em 95 delas os resultados seriam iguais, levando em conta a margem de erro. Foram ouvidas 1.095 pessoas em 66 municípios de 12 regiões do Estado. A técnica usada pelo Instituto Gazeta Dados é a survey, que consiste na aplicação de um questionário estruturado e padronizado a uma amostra representativa do público pesquisado. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) sob o número de protocolo 00113/2014.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE