PUBLICIDADE

Dilma assina decreto da transferência das glebas Divisa e Maicá para Mato Grosso

PUBLICIDADE

Um histórico de 25 anos de luta para a liberação de títulos de regularização fundiária das glebas Cristalino/Divisa, no município de Novo Mundo, e Maicá, em Marcelândia, chegou ao fim nesta terça-feira. Após a reunião com a presidenta Dilma Roussef, em Brasília, onde o governador Silval Barbosa expôs um pouco da situação nessas regiões, o chefe do Executivo Estadual recebeu a notícia de que a presidenta havia acabado de assinar o decreto regulamentando a Lei que transfere a posse dessas áreas, que eram da União, para o Estado de Mato Grosso.

Para o governador Silval Barbosa, a assinatura do decreto é uma vitória. "Após a audiência solicitamos a resolução deste problema sério que já dura muito tempo. Eles lutam por isso há mais de 25 anos e nunca conseguiram a titulação de suas áreas. Tínhamos este processo aqui em Brasília, já havíamos conseguido toda a aprovação, faltando apenas essa regularização da lei. Após a audiência, a presidenta Dilma Roussef chamou pra ela esse processo e, para a minha surpresa, assinou o decreto", afirmou.

A lei 12.310, do Governo Federal, foi aprovada no ano passado, e autoriza a União a doar ao Estado as áreas de domínio federal nas glebas denominadas Maicá, em litígio na Ação Cível Originária nº 488, que tramita no Supremo Tribunal Federal, e Cristalino/Divisa, de que trata a Ação discriminatória nº 00.00.04321-4, suspensa por decisão do STF na Reclamação nº 2646.

A gleba Maicá possui uma área total de 300 mil hectares, e a gleba Cristalino/Divisa tem uma área de 1,5 milhão de hectares. Nestes locais, várias famílias esperavam a decisão do Governo Federal para regularizar suas terras.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Obras do novo de hospital universitário entram em fase de acabamento em Mato Grosso

As obras do novo Hospital Universitário Júlio Müller estão...

Governador anuncia data de inauguração do maior hospital de Mato Grosso

O governador Mauro Mendes confirmou para o dia 19...

Deputado de Mato Grosso recua e retira apoio à PEC da Reforma Administrativa

O deputado federal Coronel Assis (União Brasil) voltou atrás...
PUBLICIDADE