sábado, 5/julho/2025
PUBLICIDADE

Dilma abre vantagem sobre Aécio na disputa pela presidência, aponta Ibope

PUBLICIDADE

Pesquisa Ibope, divulgada hoje, aponta a presidente e candidata à reeleição Dilma Rousseff (PT) com 54% dos votos válidos na corrida ao segundo turno. O adversário, Aécio Neves (PSDB), aparece com 46%. Para calcular esses votos, são excluídos da amostra os votos brancos, os nulos e os eleitores que se declaram indecisos. O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição.

No levantamento anterior do instituto, divulgado no dia 15, Aécio tinha 51% e Dilma, 49%, ou seja, empatados tecnicamente devido a margem de erro.

Se forem incluídos os votos brancos e nulos e dos eleitores que se declaram indecisos, os chamados votos totais da pesquisa estimulada: Dilma aparece com 49% enquanto Aécio tem 41%. Branco/nulo somam 7%. Não sabe/não respondeu chegam a 3%.

O Ibope perguntou, independentemente da intenção de voto, em qual candidato o eleitor não votaria de jeito nenhum. Neste quesito, Aécio lidera com 42% e Dilma tem 36%.

A pesquisa foi encomendada pela TV Globo e pelo jornal "O Estado de S. Paulo". O Ibope ouviu 3.010 eleitores em 203 municípios entre os dias 20 e 22 de outubro. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%, o que quer dizer que, se levarmos em conta a margem de erro de dois pontos, a probabilidade de o resultado retratar a realidade é de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-01168/2014.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

MP constata precariedade no saneamento em escolas de 20 municípios de Mato Grosso

Uma realidade alarmante foi constatada nas fiscalizações realizadas pelo...

Últimos vagões do VLT são transferidos de Mato Grosso

A secretaria de Infraestrutura e Logística informou que os...

Jucemat repudia mudanças da Receita Federal na abertura de CNPJ; ‘retrocesso’

O plenário da Junta Comercial de Mato Grosso (Jucemat)...
PUBLICIDADE