PUBLICIDADE

Diferenças de fusos horários abrem eleições mais cedo na Amazônia

PUBLICIDADE

Nem todos os eleitores brasileiros começarão a votar no mesmo horário neste domingo (5). Por causa das diferenças de fuso horário, em alguns estados da Região Norte a votação começará e terminará antes dos demais brasileiros.

É o caso do Acre e de parte do Amazonas, onde o fuso horário é duas horas a menos que o horário de Brasília. Na maior parte  do Amazonas, em Roraima, Rondônia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, no Pará e Amapá o fuso é uma hora a menos. A população desses estados começará a votar antes.

Assim como eles não precisarão esperar o horário de Brasília para começar a votar, também poderão começar a apurar os votos antes. Tão logo os últimos eleitores, que chegaram às filas de votação até as 17h, terminem de votar, as seções poderão lacrar as urnas e enviar os dados aos tribunais regionais eleitorais para a conferência dos votos.

As votações ocorrem das 8h às 17h, no horário local. Todos os eleitores que chegarem às seções nesse horário poderão votar, mesmo que ainda estejam na fila quando encerrar o horário de votação. Neste caso, a seção é fechada para a entrada de novos eleitores, mas os que já estiverem na fila poderão votar.

Se houver qualquer problema irremediável com as urnas eletrônicas, as seções estarão equipadas com urnas de lona para votação em papel. Nas últimas eleições, até as 20h cerca de 90% das urnas já tinham sido apuradas. A expectativa é que esse padrão se mantenha e os brasileiros conheçam os candidatos eleitos, ou que irão ao segundo turno, antes do fim deste domingo, independente do fuso horário.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Quatro rodovias estaduais passam por obras de recuperação em MT; duas no Nortão

Quatro rodovias estaduais sob concessão em Mato Grosso estão,...

Tarcísio de Freitas se reúne com lideranças de MT e elogia gestão de Mauro Mendes

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, principal...

Lucas do Rio Verde recebe R$ 4 milhões do Estado para Saúde; ‘vai aliviar orçamento’, diz Callai

O presidente da câmara, Airton Callai (Republicanos), confirmou, hoje,...

Prefeito de Cuiabá critica resultados da educação e diz que buscará iniciativa privada

O prefeito de Cuiabá, Abílio Brunini, fez duras críticas...
PUBLICIDADE