PUBLICIDADE

Dia da Consciência Negra pode deixar de ser feriado em Mato Grosso

PUBLICIDADE
Só Notícias/Marco Stamm (foto: Marcos Lopes/arquivo)

Tramita na Assembleia Legislativa de Mato Grosso um Projeto de Lei, apresentado pelas lideranças partidárias, sem citar nome de nenhum deputado, para extinguir o feriado estadual de 20 de novembro, quando se comemora o Dia Nacional da Consciência Negra em virtude do aniversário da morte do líder quilombola Zumbi dos Palmares.

Sem dar muitas explicações, a justificativa do projeto diz que a data será mantida, como é desde 2002, mas sem o status de feriado estadual. A intenção, dizem os deputados, é favorecer o comércio. “O feriado influência na rotina econômica das cidades afetando diversos setores com o fechamento dos comércios e de prestadores de serviços, causando prejuízos econômicos e impedindo a comercialização dos produtos e a realização do serviço nos feriados”, argumentaram.

A matéria foi apresentada dia 14 de novembro, já foi lida em plenário, recebem uma emenda substitutiva burocrática, e aguarda pareceres das comissões para ser votada em plenário, o que não deve acontecer neste ano.

Zumbi dos Palmares é um ícone da resistência negra contra a escravidão que tem o status de herói e que morreu no dia 20 de novembro de 1695, após liderar o Quilombo dos Palmares, em Pernambuco. Desde 2002 a data é feriado em Mato Grosso e desde 2011 a data tornou-se nacional, mas sem feriado.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Projeto inclui parque em Mato Grosso em programa de desestatização

Um projeto de decreto legislativo, do deputado Junio Amaral...

Justiça eleitoral cria quatro novos locais de votação em Nova Mutum

A Justiça Eleitoral confirmou a criação de quatro novos...
PUBLICIDADE