Quatro desembargadores do Tribunal de Justiça de Mato Grosso se inscreveram para concorrer aos cargos da nova diretoria do Poder Judiciário de Mato Grosso para o biênio 2017/2018. Os desembargadores Juvenal Pereira da Silva e Rui Ramos Ribeiro (foto) se inscreveram para o cargo de presidente. A desembargadora Marilsen Andrade Addario se candidatou ao cargo de vice-presidente e a desembargadora Maria Aparecida Ribeiro se inscreveu para conduzir a Corregedoria-Geral da Justiça. O atual presidente é o desembargador Paulo da Cunha.
Conforme o edital do tribunal pleno, o prazo para manifestar interesse nas vagas encerrou ontem. Após o período de inscrições, os desembargadores serão informados, por ofício e por meio eletrônico, dos nomes dos candidatos inscritos, além da publicação da lista no Diário da Justiça Eletrônico.
A impugnação das candidaturas deverá ser apresentada no prazo de 48 horas após a publicação no DJE, bem como os candidatos impugnados serão ouvidos em igual prazo, e o presidente relatará a questão perante o Pleno, como preliminar, na sessão designada para a eleição.
As eleições para o biênio 2017/2018 serão realizadas em sessão do Tribunal Pleno no dia 20 de outubro, com início às 14h, na sede do TJMT. Ainda de acordo com o edital, a eleição será feita por meio de votação secreta com uso de urna. Em caso de empate, vencerá o desembargador mais antigo e, se iguais em antiguidade, de mais idade.
A sessão de posse da nova diretoria eleita será realizada no dia 19 de dezembro, e o efetivo exercício dos eleitos se dará no dia 1º de janeiro de 2017.