PUBLICIDADE

Desembargador nega ação do MP e manda governo pagar dívida dolarizada

PUBLICIDADE

O desembargador do Tribunal de Justiça, José Zuquim Nogueira, não acatou os argumentos contidos no mandado de segurança protocolado pelo Ministério Público Estadual e autorizou o pagamento da parcela da dívida que o governo do Estado possui com o Bank of America. O valor desta parcela é de 32 milhões de dólares e vence na sexta-feira (9).

O MPE aponta que existe falhas no procedimento que resultou na renegociação da operação de crédito externo entre o governo e o banco, em 2012, no valor de aproximadamente 478 milhões de dólares, além da ameaça de o Estado não conseguir cumprir obrigações constitucionais por conta do comprometimento financeiro.

No entanto, segundo reportagem do MidiaNews, o desembargador alegou falta de provas da suposta ilegalidade do contrato firmado entre o governo e o banco. "Não há, além da nota técnica em questão, documentos hábeis a demonstrar a ilicitude dos atos perpetrados quando da contratação, ou de vícios no procedimento de gestão da dívida. Ou seja, tudo se traduz em indícios e em suposições e estes argumentos não tem poder probante da alegada ilegalidade do ato, a subsidiar argumentos para o manejo de mandado de segurança".

Para o magistrado, o temor do MPE em ser prejudicado com o atraso ou com o não repasse do duodécimo por parte do governo "por si só, não é justificativa suficiente" para ingressar com este tipo de ação.

No pedido protocolado na justiça, o procurador-geral de Justiça, Paulo Prado, destaca que a operação de renegociação da dívida em poder do Bank of America foi cedida à segunda instituição financeira, o Banco Votorantim, sem que a operação tenha sido comunicada ao tomador, o Estado de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Fazenda. A operação de negociação da dívida sequer foi materializada em processo administrativo oriundo da Sefaz.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Ministro entrega obras do IFMT neste sábado no Médio Norte

O ministro da Educação, Leonardo Barchini, cumprirá agenda oficial em Diamantino...
PUBLICIDADE