O desembargador Carlos Alberto Alves da Rocha confirmou candidatura a presidência do Tribunal de Justiça de Mato Grosso. A eleição será dia 11 de outubro. O desembargador Juvenal Pereira da Silva se inscreveu para disputar um dos 3 cargos da mesa diretora mas ainda não sinalizou se concorrerá para presidente. Para a vice-presidência a única inscrita é a desembargadora Maria Helena Gargaglione Póvoas. Para o cargo de corregedor-geral dois desembargadores estão inscritos: José Zuquim Nogueira e Luiz Ferreira da Silva.
Seguindo o rito para a eleição de nova diretoria, as inscrições devem ser enviadas na próxima quinta-feira (20) para os 30 desembargadores analisarem. Caso percebam inconsistência em alguma das candidaturas, eles poderão propor a impugnação do candidato. A decisão será tomada de forma colegiada durante a sessão de eleição.
A eleição será feita em escrutínios distintos e secretos, sendo a primeira votação para escolha do presidente, a segunda para escolha do vice-presidente e a terceira para escolha do corregedor-geral da Justiça. Será considerado eleito o desembargador que obtiver a maioria dos votos dos membros do Tribunal e, em caso de empate, o desembargador mais antigo e, se iguais em antiguidade, o de mais idade.
A sessão de posse da nova diretoria eleita será em 19 de dezembro (com o encerramento a gestão do presidente Rui Ramos) e assumirá 1º de janeiro de 2019.