O Tribunal de Justiça de Mato Grosso, através do desembargador Olando Perri, apresentou proposta de criação de uma Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI) em Sinop. O projeto, que foi apresentado durante audiência para o prefeito Roberto Dorner, busca, segundo o judiciário, oferecer um espaço digno e acolhedor para pessoas idosas em situação de vulnerabilidade.
As ILPIs são locais que oferecem abrigo, cuidados e assistência às pessoas com 60 anos ou mais. Nessas instituições, além do acolhimento, os idosos recebem alimentação, acompanhamento médico, atividades sociais e apoio psicológico, com o objetivo de lhes garantir bem-estar, segurança e qualidade de vida.
A proposta, segundo o desembargado, e a de construção de um espaço para atendimento a 100 idosos de forma permanente e de outros 50 com a oferta de serviços públicos durante o dia. “Há uma demanda muito grande no estado e temos informações de que Sinop é uma das cidades que carece de abrigo”, disse, através da assessoria.
Para tirar o projeto do papel, o Judiciário informou que auxiliaria com a disponibilização dos recursos financeiros. “Precisamos apenas que o município consiga um terreno, pois já existe um projeto feito pela Associação dos Municípios de Mato Grosso que pode ser utilizado em Sinop. Precisamos construir essa ILPI para atender os idosos desta maravilhosa cidade”, completou Perri.
A proposta será estudada pelo prefeito Roberto Dorner, que demonstrou interesse na parceria. “Quando recebemos autoridades, sabemos que vem benefício para a nossa cidade. A casa do idoso é muito importante e vamos continuar debatendo e trabalhando junto com a Justiça de Mato Grosso”, afirmou Dorner.
Além de Sinop, o Judiciário também prevê a criação de unidades em Cuiabá, Várzea Grande, Água Boa e Rondonópolis.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.


