O candidato à chapa OAB Independente, João Vicente Scaravelli, continua apresentando as suas propostas e conquistando apoio para as eleições de 19 de novembro. Na noite de terça-feira (20.10), advogados públicos e privados, procuradores ativos e aposentados, jovens advogados e mulheres advogadas de Cuiabá participaram de uma reunião com Scaravelli e a candidata a vice, Daniela Echeverria. O encontro foi organizado pelos advogados Márcio Mendanha e Fernando Pichinin.
Na oportunidade, Márcio destacou que sente orgulho e satisfação de apoiar a candidatura de Scaravelli a OAB. "É importante que os jovens e experientes advogados ouçam as propostas de Scaravelli, pois precisamos de inovação e mudança, de uma OAB atuante e não do continuísmo daquilo que vivemos hoje. Temos que lutar por mudança, democracia, dignidade e ética na OAB. Por isso declaro a todos os meus amigos apoio incondicional a Scaravelli", afirmou.
Já Fernando declarou o apoio a Scaravelli pela ética do candidato. "Ele é uma pessoa ética, verdadeira e que está comprometido com os jovens advogados, a defesa das prerrogativas dos profissionais e a quebra da cláusula de barreira. Realmente vejo mudança com Scaravelli, uma oportunidade de sairmos da mesmice que estamos cansados", concluiu o advogado.
O candidato agradeceu aos manifestos de apoio que vem recebendo e falou da quebra de paradigmas que o grupo formado pela chapa OAB Independente quer realizar na entidade. "Temos que fazer a diferença e com a nossa equipe vamos fazer a diferença na Ordem. Esta administração não será só independente, mas democrática", ressaltou. Durante a apresentação das propostas ele mostrou o trabalho que desenvolveu pelos profissionais enquanto esteve à frente da Caixa de Assistência dos Advogados.
"É essa experiência que queremos colocar em prática na OAB", disse Scaravelli, ao citar a OABPREV, plano de previdência complementar criado em sua gestão na Caixa, e que oferece segurança e rentabilidade ao advogado. Também lembrou da interiorização dos benefícios da Caixa e do seu objetivo maior, que é levar a Ordem para todo o interior do Estado. "Queremos que todos os advogados tenham o mesmo direito e que a OAB seja a Casa do advogado, principalmente daquele que vem do interior e precisa utilizar os serviços da entidade. Caminhem conosco e todos seremos vencedores", conclamou o candidato.
Segundo a vice, Daniela Echeverria, a OAB Independente está conseguindo atrair um grande número que mulheres advogadas que simpatizam com as propostas da chapa. "Fico muito feliz quando vejo uma reunião como essa com a participação em massa das mulheres. Como é difícil ver a mulher atuante na OAB, e essa é uma das nossas principais propostas, ou seja, atrair as advogadas para dentro da Ordem", frisou ela, ao dizer que o grupo quer uma entidade limpa, sem amarras e com a participação efetiva das mulheres.
O advogado João Celestino, também presente na reunião, enfatizou que a OAB precisa ser oxigenada, ter novos horizontes. "A Ordem precisa de um choque de gestão e não há outra pessoa mais preparada que João Vicente Scaravelli para fazer isso por todos nós advogados. Ele deu vida à Caixa de Assistência dos Advogados e vai dar vida a OAB", justificou.
A advogada Maria Donizete disse que participou da apresentação das propostas de Scaravelli e gostou. "Ele passa confiança. Precisamos de mudança em relação à ética e valorização do advogado. Scaravelli é mudança". A opinião foi dividida pela advogada Jaqueline Curvo, que frisou ter confiança na proposta do candidato em satisfazer as pretensões inescusáveis da classe.