A sexta inspeção da Comissão de Infraestrutura Urbana e Transportes da Assembleia Legislativa aconteceu, hoje, nas obras dos viadutos da Universidade Federal de Mato Grosso – primeira obra que foi fiscalizada, depois a da MT-040, ambas na Avenida Fernando Correa da Costa. Presidida pelo deputado Sebastião Rezende (PR), a comissão vai vistoriar todas as obras de mobilidade urbana para a Copa do Mundo.
O ciclo de fiscalização conta com o apoio do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia – CREA e teve início na trincheira da Avenida Jurumirim/Trabalhadores. Também já vistoriaram outras importantes obras, como da trincheira do Verdão, Ciríaco Cândia, duplicação da Avenida Arquimedes Pereira Lima, Arena Pantanal, Complexo do Tijucal e as do Veículo Leve sobre Trilhos, em Várzea Grande. Os deputados Nininho (PR), Pedro Satélite (PSD) e Zeca Viana (PDT) são membros da comissão.
Viaduto MT-040 – Localizado no entroncamento das avenidas Fernando Corrêa com a Rodovia Palmiro Paes de Barros (MT-040), tem aproximadamente 445 metros e será constituído de duas faixas de circulação por sentido, para o tráfego geral e a via central permanente para a circulação do VLT. Sob o viaduto será construída uma rotatória, além de faixas de circulação.
Viaduto UFMT – O viaduto tem 428 metros de comprimento e está sendo construído sobre os entroncamentos das avenidas Brasília, Tancredo Neves, Fernando Corrêa da Costa e a via de acesso ao campus da UFMT. Constituído de duas faixas de circulação por sentido para o tráfego geral e a via permanente do VLT.
Sob o viaduto também estão sendo construídas as pistas marginais e uma a rotatória. O empreendimento sofreu alterações depois da constatação de erro na estrutura. Contudo, a Secopa garante que o erro é de responsabilidade da construtora e não causará ônus aos cofres públicos e nem atrasos na entrega da obra.