Os deputados estaduais aprovaram por unanimidade, hoje, em sessão plenária, a tramitação do projeto de lei complementar Agência de Execução das Obras da Copa do Mundo (Agecopa). No entanto, o presidente José Riva (PP), anunciou que a alteração será debatida entre os deputados e o governador Silval Barbosa (PMDB) antes de acontecer a votação sobre a constitucionalidade da matéria.
Apesar disso, a mesa diretora da Assembleia criou uma comissão especial para analisar a constitucionalidade do projeto. Vão compor esta comissão os deputados Jota Barreto (PR), Percival Muniz (PPS), Ailton Português (PP), Romoaldo Júnior (PMDB) e Luiz Marinho (PTB). Os deputados também aguardam relatório da Agecopa contendo o projeto executivo de todas as obras da Copa e cronograma físico financeiro.
De autoria dos deputados Emanuel Pinheiro (PR) e Walter Rabello (PP), o projeto tem a intenção de mudar a forma com a Agecopa foi criada, saindo de uma autarquia com gestão colegiada. A princípio seria para se tornar uma secretaria. No entanto, esta ideia foi refeita e com a nova alteração o presidente da Agência teria maior poder de decisão.