PUBLICIDADE

Deputados querem derrubar aumento de 100% na UPF em Mato Grosso

PUBLICIDADE

Os deputados estaduais Zeca Viana (PDT) e Luciane Bezerra (PSB) apresentaram, hoje, projeto que visa revogar a lei 9.709, publicada em 29 de março passado que aumentou o valor da Unidade de Padrão Fiscal (UPF) – que serve como base para pagamento de impostos, taxas e outros – de R$ 46,97 para R$ 92,54.Isto é, aumentou 100% a Unidade que serve de base de cálculo de atualização monetária dos débitos fiscais, a UPF. Eles também querem a revogação do aumento da alíquota da energia rural, que era 27% e subiu para 30%, previsto na lei publicada em 29 de março, entre outras providências que visam desonerar o contribuinte mato-grossense. O projeto seguirá imediatamente para a Comissão de Constituição, Justiça e Redação e pode ser  votado já na próxima semana.

"No dia 28 de março, ficamos por mais de quatro horas reunidos com o José Lacerda [secretário-chefe de Casa Civil] e o Marcel de Cursi [secretário-adjunto da Secretaria de Estado de Fazenda] na tentativa de impedir a publicação da lei. Contudo, os argumentos de nada adiantaram e agora vamos revogar esta medida que é, no mínimo, insensata", diz Zeca Viana.

O aumento da UPF tem sido pivô de uma queda de braço que se arrasta desde o ano passado, entre o deputado Zeca Viana – que é representante da classe produtora de Mato Grosso (ele é o coordenador-geral da Frente Parlamentar da Agropecuária) – e o Governo do Estado. Em novembro passado, Zeca conseguiu barrar o aumento da UPF que veio juntamente com a mensagem do Governo Estadual de nº 14/2011, que tratava do Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab).

Desta vez – por meio da lei 9.709 – Viana e Luciane dizem que o governo mascarou o aumento e acabou induzindo os parlamentares a votarem algo sem o devido conhecimento. "Aumentaram 300% e deram um desconto de 50%", exemplifica Luciane.

 

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Novo centro de especialidades médicas de Sinop deve ser entregue mês que vem

As obras do novo Centro de Especialidades Médicas estão...

Secretários estaduais e prefeitos debatem prioridades para Mato Grosso

O secretário de Infraestrutura e Logística, Marcelo de Oliveira,...
PUBLICIDADE