PUBLICIDADE

Deputados de Mato Grosso não querem retomar a CPI que investigou membros do MP

PUBLICIDADE
A Gazeta (foto: assessoria/arquivo)

Mesmo com a orientação de que a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Ministério Público do Estado (MPE) fosse continuada, nenhum parlamentar da Assembleia Legislativa manifesta desejo em reabrir a investigação. A comissão apurou a denúncia de ilegalidades na emissão das cartas de crédito a promotores e procuradores de Justiça. A reportagem consultou vários deputados na Casa de Leis, mas nenhum apresentou interesse em continuar o pleito.

O relatório final apresentado pelo deputado Leonardo Albuquerque (SD), relator do caso, sugeriu o ressarcimento de R$ 40 milhões aos cofres públicos. O relatório final foi protocolado na Mesa Diretora da Assembleia. Porém a CPI não conseguiu concluir a investigação, uma vez que não ouviu todos os investigados e testemunhas arroladas.

O regimento da Assembleia não permite que a comissão tenha continuidade em outra legislatura, como foi o caso da CPI. Leonardo decidiu entregar o relatório porque ficou sozinho na composição da CPI que teve início em 2015. Ela era comandada pelo deputado Max Russi (PSB), que deixou o posto para assumir uma secretaria no Governo Pedro Taques (PSDB).

No lugar dele entrou o deputado Oscar Bezerra (PV), que permaneceu na presidência da comissão até maio de 2018.

A CPI tinha por base informações contidas em documentos apreendidos na casa do ex-secretário de Estado Eder Moraes, durante a 5ª fase da Operação Ararath. Uma lista com os nomes de 45 membros do Ministério Público foi encontrada e apontada como sendo dos beneficiários de R$ 10,3 milhões em cartas de créditos pagas pelo governo supostamente de forma irregular.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Obras do novo de hospital universitário entram em fase de acabamento em Mato Grosso

As obras do novo Hospital Universitário Júlio Müller estão...

Governador anuncia data de inauguração do maior hospital de Mato Grosso

O governador Mauro Mendes confirmou para o dia 19...

Deputado de Mato Grosso recua e retira apoio à PEC da Reforma Administrativa

O deputado federal Coronel Assis (União Brasil) voltou atrás...
PUBLICIDADE