Deputados do Partido da República (PR) apresentaram hoje requerimentos em quatro comissões para convidar o ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, a dar explicações sobre as denúncias contra seu ministério. Os requerimentos devem ser votados, amanhã pela manhã.
Embora ainda não esteja confirmado, é possível que o ministro fale nessas comissões reunidas na próxima terça-feira (12). O líder do PR, Lincoln Portela (MG), disse que não há nenhum fato comprovado na matéria publicada pela revista Veja. "Devemos respeitar a imprensa e a revista colocou sua posição, mas nenhuma prova foi apresentada."
Em sua última edição, a revista Veja denunciou um esquema de cobrança de propina e superfaturamento em obras de rodovias e ferrovias sob a responsabilidade do Ministério dos Transportes. O escândalo, batizado de "mensalão do PR [Partido da República]" levou à demissão de integrantes do segundo escalão do ministério e de dirigentes do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e da Valec – Engenharia, Construções e Ferrovias S.A. (empresa pública ligada ao ministério).
Os líderes da base aliada, que participaram da reunião do Colégio de Líderes, encerrada há pouco, manifestaram apoio ao ministro.
O líder do PSDB, Duarte Nogueira (SP), disse que seu partido já apresentou ao Ministério Público dois questionamentos. Um sobre as denúncias e outro contra o ministro da Controladoria Geral da União (CGU), Jorge Haje, por ter dito à imprensa que já conhecia as denúncias. "A CGU deveria ter agido. Isso caracteriza prevarização."