sábado, 12/julho/2025
PUBLICIDADE

Deputados federais de Mato Grosso acabam de tomar posse

PUBLICIDADE

Os oito deputados federais de Mato Grosso Carlos Abicalil, Wellington Fagundes, Thelma de Oliveira, Carlos Bezerra, Valtenir Pereira e Pedro Henry acabam de ser empossados juntamente com os demais 505 parlamentares que representam todos os Estados.

Após a proclamação dos nomes dos deputados pelo presidente da Câmara, Aldo Rebelo, eles fizeram o juramento coletivo solene. Às 15:00hs, haverá a eleição do novo presidente. O atual, Albo Rebelo (PC do B), Arlindo Chinaglia (PT) e Gustavo FRuet (PSDB) disputam a presidência.

O deputado Michel Temer (PMDB-SP) considerou um equívoco a formação de blocos para definição dos cargos na Mesa Diretora. Segundo ele, a formação do primeiro bloco acabou dividindo os parlamentares em três grandes grupos. Na opinião dele, o tamanho dos blocos que foram formados influenciará o resultado da eleição.

Presidente do PMDB, o deputado negou que haja dissidências da bancada do seu partido, que integra o bloco majoritário. Ele reafirmou que a entrada do partido no bloco e o acordo para o revezamento na Presidência da Casa nesta legislatura (PT nos dois primeiros anos e PMDB nos outros dois) foi discutida e votada pelo partido. O acordo, segundo ele, foi feito na expectativa de que se possa retomar a institucionalidade nas práticas políticas e parlamentares na Casa. Para ele, a proporcionalidade é um critério importante na divisão de forças na Câmara e, no momento em que não se obedece a esse critério, há prejuízo para a representação das forças políticas que saíram das urnas.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE