PUBLICIDADE

Deputados estaduais querem voltar a ter poderes para criar municípios

PUBLICIDADE

Devolver aos Estados a competência para legislarem sobre a emancipação dos municípios. Esta é a principal razão do convite aos parlamentares mato-grossenses feito pelo deputado Riva (PTB) primeiro-secretário do Poder Legislativo a participarem da reunião em São Paulo nesta quarta-feira (30) com integrantes da Unale (União Nacional de Legisladores Estaduais).

A atual diretoria da Unale (gestão 2004/2005) é composta pelos deputados Leal Júnior (PFL/PI) presidente, José Távora (PMDB/RJ) vice-presidente, Clovis Ferraz (PFL/BA) 2º vice, Sérgio Petecão (PMN/AC) 3° vice e Manoel Maria (PTB/RS) 4º vice-presidente.

Na Direção Nacional representam Mato Grosso os deputados Jota Barreto (PL) titular do Conselho Fiscal, Humberto Bosaipo (PFL) 1º representante e Gilmar Fabris(PL) 2º representante.

Além de Riva (PTB,)os deputados Ságuas Moraes (PT), Eliene Lima(PSB),Zeca D´Ávila(PFL),Jota Barreto(PL), e Carlão Nascimento(PSDB)confirmaram presença no evento.

A regra para os deputados mato-grossenses é defender o critério proposto pelo petebista com relação á Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 13/2003 de autoria do senador Sérgio Zambiasi (RS). O Projeto está em tramitação no Congresso Nacional, aguardando entrar na pauta de votação.

A proposta em questão estabelece um número mínimo de habitantes para a criação de novos municípios, o critério adotado será de percentual. Com esta regra, para se criar um novo, ele terá que ter a média de habitantes dos dez menores do Estado.

“Oito mil habitantes e metade dos eleitores, obteve simpatia da maioria, mas ela não serve para Mato Grosso, para Rondônia, Pará e Amazonas. Queremos levar uma proposta alternativa para São Paulo, de respeitar a média de habitantes dos 10 menores municípios criados, respeitando a realidade de cada Estado”, justifica Riva.

Amanhã (30) na capital paulista, legisladores brasileiros vão buscar um consenso sobre as novas regras e apresentar ao senador Antônio Carlos Magalhães (PFL/BA) – presidente da CCJ. Membros da Comissão Representativa da Unale, que trabalha a mobilização pelas alterações da PEC 13/03, continuarão atuando na Capital Federal no sentido de o projeto ser levado á apreciação.

A Emenda Constitucional Nº15 do ano de 1996 tirou dos Estados, a função de legislarem acerca de emancipação de Distritos. Regras sobre fusão, criação ou desmembramentos atualmente é de competência da União.

A proposta n° 13/2003, de autoria do senador Sérgio Zambiasi (RS), visa devolver aos Legislativos estaduais a competência para legislar sobre as emancipações de distritos.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

CPI conclui investigações sobre invasão de terras em Mato Grosso

Os deputados estaduais votaram, em redação final, o Projeto...

Nova Mutum: câmara vota redução de imposto para construção civil

O prefeito Leandro Félix (União) enviou, ao legislativo, projeto...

Sinop: vereadora comandará procuradoria da mulher da câmara

A solenidade de posse da Procuradoria da Mulher da...

Com investimento de R$ 5,4 milhões, governo de MT entrega escola reformada

O Governo de Mato Grosso entregou hoje a reforma...
PUBLICIDADE