Deputados estaduais de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Rondônia decidiram criar o Parlacentro, que deve reunir seis estados para discutir temas conjuntos da região Centro-Oeste, além de Rondônia, da região Norte. Durante as comemorações dos 180 anos da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, ontem, os parlamentares discutiram a formação do bloco.
O presidente da Casa de Leis, Guilherme Maluf (PSDB), afirmou que serão convidados, os deputados de Goiás, Tocantins e Distrito Federal. Nas seis Assembleias Legislativas, a proposta é que sejam criadas Comissões Permanentes com cinco deputados estaduais em cada estado para discutir assuntos comuns a região, como o ICMS, meio ambiente, logística, turismo e no caso de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Rondônia, segurança das fronteiras.
Apesar da maioria dos deputados estaduais preferirem o nome “Parlacentro”, na próxima reunião, que já foi programada para acontecer em Mato Grosso do Sul, será definido o nome do grupo, pois outros parlamentares defendem que seja “Parlamento do Centro Norte”. A confirmação do nome já deverá ocorrer com a participação dos seis estados.
A proposta de criação do grupo surgiu com o fórum dos governadores do Brasil Central, que teve a segunda reunião realizada na última sexta-feira (7), no Palácio Paiaguás.
Na oportunidade, o governador Pedro Taques (Sem partido) convidou os presidentes das Assembleias Legislativas dos seis estados para participarem do evento, e lembrou que será elaborado um projeto de lei em conjunto para tramitar nas Casas de Leis com o objetivo de normatizar as ações do fórum.
“Lançamos a ideia da construção de uma comissão reunindo as Assembleias Legislativas dos estados, para trocarmos experiências sobre assuntos comuns e avançarmos nas legislações. É uma união que visa à melhoria da qualidade de vida do cidadão, pois o parlamento unido, é mais forte. Estamos criando esse grupo a exemplo da união do Fórum Brasil Central que reúne os governadores”.
Maluf destacou o pantanal e a fronteira, que precisam ser discutidos conjuntamente com Mato Grosso do Sul, e somando os outros estados em temas relevantes como a questão tributária, o meio ambiente, como o Cadastro Ambiental Rural (CAR). “Isso pode fazer com que nossa região prospere e tenha legislação mais eficiente para que os estados possam implantar políticas públicas de qualidade”.
Coordenador dos trabalhos da comissão em Mato Grosso do Sul, o deputado Paulo Corrêa (PR) afirmou que a iniciativa é inédita. “Fizemos uma agenda positiva e propositiva, criar a comissão permanente das casas para auxiliar no projeto que começou no Brasil Central e avançar nos assuntos comuns nas casas legislativas, trocar experiências e propor legislações conjuntas”.