PUBLICIDADE

Deputados debaterão ampliação de área indígena em Mato Grosso

PUBLICIDADE

O deputado estadual Dilmar Dal Bosco (DEM) apresentou requerimento em que solicita a realização de uma audiência pública ampliada, em parceria com a bancada federal. A reunião será para debater o projeto da Fundação Nacional do Índio (Funai) que pretende ampliar os limites da Terra Indígena Enawenê-Nawê, sobre os municípios de Brasnorte, Juína e Sapezal. O novo processo de demarcação deverá atingir uma área de 600 mil hectares naquela região.

A audiência está marcada para acontecer no Sindicato dos Produtores Rurais de Juína, no dia 1º de abril. A reunião, segundo o deputado estadual, marcará a primeira manifestação contrária à criação da reserva, afim de que se evitem conflitos e, consequentemente, a ‘calamidade social” decorrente da desintrusão dessas áreas, a exemplo do que ocorreu em sua Suiá-Missú, região do Araguaia.

Dal Bosco afirma que a discussão precisa acontecer com a máxima urgência, já que os estudos para ampliação da área indígena estão em fase final. “Mais de 60% das terras dessa região já pertencem aos indígenas. Outra atrocidade é que essas áreas foram adquiridas de forma lícita, compradas do Estado e homologadas pela União. Os produtores não podem simplesmente ser despejados, como se tivessem ocupado de forma irregular”, questionou Dilmar.

De acordo com os produtores rurais a ampliação fere as condicionantes definidas pelo Supremo Tribunal Federal (STF) durante a demarcação da Reserva Raposa do Sol, em Roraima, quando ficou definido que áreas homologadas não poderão ser ampliadas.

Notícia anterior
Próxima notícia
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sorriso: Gerson encabeça chapa única para presidir a câmara

A eleição para a mesa diretora da câmara municipal,...
PUBLICIDADE