Os deputados voltaram a criticar a qualidade das obras de infraestrutura realizadas em Mato Grosso e pediram maior rigor na fiscalização dos empreendimentos para que as construtoras responsáveis sejam punidas nos casos de irregularidades. O assunto foi um dos temas da sessão extraordinária, realizada esta tarde, quando apreciaram também projetos e mensagens do Poder Executivo.
O deputado José Riva (PSD) destacou que é preciso exercer a fiscalização e lembrou que o Tribunal de Contas do Estado (TCE) está muito bem aparelhado para avaliar as obras executadas em Mato Grosso. Criticou as obras do Viaduto da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz), em Cuiabá, que mesmo antes ser inaugurado, apresentou danos, sendo necessário passar por reforma, provocando atraso no cronograma.
O presidente da Comissão de Infraestrutura Urbana e Transporte, deputado Sebastião Rezende (PR), lamentou a falta de empenho da Secretaria Extraordinária da Copa (Secopa) no envio dos projetos de cada obra. Lembrou que durante as 11 visitas feitas, neste semestre, para fiscalizar as obras de mobilidade urbana para a Copa do Mundo, requisitou os projetos, mas não obteve resposta. Rezende explicou que o pedido foi feito para verificar, em parceira com o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA), a qualidade e o prazo de cada uma.
Esse também foi um dos questionamentos feitos pelo presidente do CREA, Juares Samaniego, durante as visitas. Ele questiona que sem os projetos não há como avaliar minuciosamente a execução das obras.