PUBLICIDADE

Deputados convocam ministra para esclarecer ampliação de áreas indígenas

PUBLICIDADE

A ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, foi convocada por deputados da Comissão de Agricultura da Câmara, para dar esclarecimentos sobre as áreas, em todo território nacional, que estão sob análise, para possível ampliação de áreas indígenas. Somente em Mato Grosso mais de 70 locais estão sendo analisadas.

O deputado Nilson Leitão disse que a quantidade de áreas é altíssima e se contrapõe a quantidade de índios legítimos da região. "Em momento nenhum somos contra os índios ou seus direitos, mas acreditamos que é preciso ter um estudo crítico sobre as áreas e critérios que estipulem com clareza a demarcação. A FUNAI, que é responsável pelas definições, decide sem nenhum critério especifico, muitas vezes sem nem ouvir os envolvidos no processo, criando enormes conflitos", disse.

Em reunião anterior com o Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, o deputado, junto com outros parlamentares, levou o assunto que foi tratado pelo ministro com extrema importância. "É preciso uma ação rápida!", disse Cardozo.

A sugestão articulada pelo ministro é que se crie uma comissão informal e, simultaneamente, busque junto ao Ministério Público um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) que suspenda por um ano as demarcações. Durante esse tempo será possível debater o assunto e encontrar soluções plausíveis que ponham fim aos recorrentes conflitos que cercam o assunto.

A data para a vinda da ministra Gleisi ainda será definida pela comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (CAPADR) em conjunto com a agenda da casa civil.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Empossados prefeito, vice e vereadores em Sorriso

A câmara municipal realizou esta noite a sessão solene...

Gerson Bicego será o novo presidente da Câmara de Sorriso

O ex-vice-prefeito Gerson Bicego (PL) será o presidente da...

Polícia Federal prende Braga Netto, ex-ministro de Bolsonaro

A Polícia Federal prendeu, hoje, o ex-ministro da Defesa...

Prefeito de Matupá define dois novos secretários

O prefeito reeleito de Matupá, Bruno Mena (União), anunciou,...
PUBLICIDADE