A Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo Fifa 2014 – Secopa – se comprometeu a entregar à Comissão de Infraestrutura Urbana e Transportes da Assembleia Legislativa todos os projetos das obras de adequação para o mundial. A garantia foi dada pelo secretário adjunto de Infraestrutura e Desapropriações da Secopa, Alysson Sander, durante a sabatina feita pela comissão aos representantes da CAB Cuiabá, Cemat Rede Energia, Sistema Municipal de Transportes Urbanos – SMTU e à própria Secopa.
Os parlamentares questionaram sobre quais os motivos que emperram o andamento das obras de mobilidade urbana, do Veículo Leve sobre Trilhos – VLT e da Arena Pantanal. A sabatina foi requisitada após seis visitas feitas pela comissão em alguns canteiros de obras, quando detectaram falhas na remoção de interferências que dependem dos serviços dessas empresas para que as obras avancem.
A falta de planejamento por parte da Secopa foi o ápice da sabatina. CAB Cuiabá, SMTU, Cemat Rede Energia e Conselho Regional de Engenharia e Agronomia – CREA concordaram com os deputados de que não houve o planejamento adequado para a execução das obras. "Estamos atentos aos problemas que surgem ao longo da execução dos serviços. Também vamos adotar as medidas cabíveis para melhorar cada vez mais. Tanto que me comprometo em entregar os projetos de todas as obras em 48 horas para a comissão", afirmou Sander.
"Vamos aguardar os projetos da Secopa para analisar junto com o CREA e, consequentemente, tomar as providências necessárias. Também continuaremos com a fiscalização nas obras", garantiu o presidente da comissão, deputado Sebastião Rezende (PR).
"Não houve seriedade do governo em cobrar os serviços de qualidade. São obras mal elaboradas. Estivemos nas do KM Zero e verificamos que o comércio local perdeu a clientela; que o VLT não ficará pronto para a Copa, possivelmente somente o Eixo I", lamentou o deputado Dilmar Dal Bosco (DEM)
O presidente do CREA, Juares Samaniego, reiterou as diversas vezes que solicitou à Secopa os projetos para análise, mas sem retorno. Destacou a importância da união de forças para recuperar o tempo perdido e garantiu que se precisar poderá colocar os profissionais à disposição da secretaria. "Projetos bem elaborados não têm erro. Erram porque primeiro começam a obra e depois pensam nas vias alternativas", explicou, ao se referir em algumas obras de trincheira que praticamente são interrompidas porque dependem de mudança na rota do tráfego.
CAB CUIABÁ – De acordo com o diretor Geral da CAB Cuiabá, Ítalo Joffily Pereira da Costa Neto, a concessionária está à disposição para realizar os empreendimentos necessários para que as obras avancem. Contudo, garante que muitas vezes não tem frente de trabalho conforme os serviços de engenharia exigem. "Recebemos projetos discretíssimos, para não dizer menos que básicos. Uma adutora não pode ser tratada como obra empírica, pois pode colocar em risco a vida da população", disse citando o caso da adutora que rompeu recentemente num bairro do Rio de Janeiro matando uma criança, além de alagar milhares de casas.
Ao explicar que planejamento é fundamental, citou a trincheira Santa Rosa, onde segundo a Secopa, os serviços emperraram pela demora na remoção de uma adutora. Ítalo disse que a empresa fez a interferência em julho deste ano e ficou no aguardo para nova frente de serviço, que ocorreu somente em outubro. "A alça da adutora está pronta desde julho, mas não tínhamos outros elementos para dar sequência à obra".
Situação semelhante ocorreu no Complexo do Tijucal. "Ficamos 40 dias esperando a liberação do tráfego. Dia 25 de outubro isso aconteceu e ontem (05) concluímos a remoção da adutora", contestou Ítalo.
Cemat Rede Energia – De acordo com o diretor vice-presidente de Operação. Joubert Meneguelli, os serviços da alçada da concessionária ficarão prontos até 31 de dezembro deste ano. A subestação de energia I para abastecer a Arena Pantanal, localizada na Cidade Alta já está pronta. Falta a II que é no bairro Cristo Rei.
Além disso, 70% das obras para o funcionamento do Centro de Manutenção do VLT estão prontas. A previsão é que essas sejam concluídas em março de 2014. Contudo, cobrou da Secopa o projeto das 12 subestações de energia que irão abastecer o VLT, mas que ainda não foi apresentado à concessionária. "Faço esse alerta porque esse projeto já deveria ter sido entregue. Se depender da Cemat Rede Energia dia 1º de abril o VLT roda sem problemas", garantiu.
SMTU – Conforme o secretário Municipal de Trânsito e Transporte Urbano de Cuiabá, Antenor de Figueiredo Neto, a Capital foi esquecida pela gestão passada. E que, especificamente, no Complexo Viário do Tijucal houve atraso porque o órgão não tinha sido notificado e também não poderia liberar o desvio numa rua sem pavimentação asfáltica. Além disso, não há orçamento para atender a demanda. Informou, ainda, que solicitou à Secopa a retomada das obras na Avenida Coronel Escolástico, segundo Antenor, estão paralisadas há seis meses, ou a pavimentação do local.