domingo, 28/abril/2024
PUBLICIDADE

Deputado questiona ministro por MT ter baixo índice de vacinação contra Covid e questiona regra

PUBLICIDADE
Só Notícias (foto: Agência Câmara)

O deputado Leonardo Albuquerque informou que questionou o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, por que Mato Grosso está entre os que tem menor quantidade de pessoas vacinadas. “O ministério afirmou que a população de MT é jovem e por isso está recebendo menos vacinas. Porém, eu disse ao ministro, que a doença mudou e está afetando os mais jovens. A regra do programa de imunização nacional pode mudar devido a esse novo perfil ?”, expôs o parlamentar, que também é médico.

“E eu também não posso aceitar essa desculpa de que Mato Grosso é mais jovem. Essa regra pode mudar ? O que está acontecendo que Mato Grosso, que tem um população maior que outras unidades da federação (como Piauí e Mato Grosso do Sul), está recebendo menos vacinas?”, manifestou o deputado. Ele concluiu expondo que o “ministro se comprometeu a levar nossa demanda ao Plano Nacional de Imunização”, que coordena as ações de distribuição de doses e definição do público prioritário para ser imunizado.

O governo de Mato Grosso registra que, até o momento, 196.967 mato-grossenses receberam a 1ª dose e 67.628 receberam a 2ª dose.

O Estado  recebeu, até este sábado (6), 561.210 doses de vacina contra a Covid. Desse total, 445.995 doses foram entregues ou retiradas pelas prefeituras. 113 mil doses chegaram na última quinta-feira (1º) e serão encaminhadas nesta segunda (5) para os municípios.

O governo estadual o é responsável pelo recebimento e distribuição das vacinas enviadas aos municípios. A aplicação é de competência das prefeituras, os grupos considerados prioritários são estabelecidos pelo governo federal, mas as secretarias municipais de Saúde têm liberdade para adotar a estratégia de vacinação.

Em alguns municípios estão sendo vacinados idosos com mais de 70 anos e profissionais de saúde. Em outros, a vacinação iniciou para quem tem de 65 a 70.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Mato Grosso e mais 3 Estados irão fechar 2024 no ‘azul’, aponta federação

Estudo da Federação das Indústrias do Estado do Rio...

Plano de educação de MT é apresentado no maior evento da América Latina

A secretaria estadual de Educação apresentou esta semana a...
PUBLICIDADE