segunda-feira, 2/fevereiro/2026
PUBLICIDADE

Deputado questiona ministro por MT ter baixo índice de vacinação contra Covid e questiona regra

PUBLICIDADE
Só Notícias (foto: Agência Câmara)

O deputado Leonardo Albuquerque informou que questionou o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, por que Mato Grosso está entre os que tem menor quantidade de pessoas vacinadas. “O ministério afirmou que a população de MT é jovem e por isso está recebendo menos vacinas. Porém, eu disse ao ministro, que a doença mudou e está afetando os mais jovens. A regra do programa de imunização nacional pode mudar devido a esse novo perfil ?”, expôs o parlamentar, que também é médico.

“E eu também não posso aceitar essa desculpa de que Mato Grosso é mais jovem. Essa regra pode mudar ? O que está acontecendo que Mato Grosso, que tem um população maior que outras unidades da federação (como Piauí e Mato Grosso do Sul), está recebendo menos vacinas?”, manifestou o deputado. Ele concluiu expondo que o “ministro se comprometeu a levar nossa demanda ao Plano Nacional de Imunização”, que coordena as ações de distribuição de doses e definição do público prioritário para ser imunizado.

O governo de Mato Grosso registra que, até o momento, 196.967 mato-grossenses receberam a 1ª dose e 67.628 receberam a 2ª dose.

O Estado  recebeu, até este sábado (6), 561.210 doses de vacina contra a Covid. Desse total, 445.995 doses foram entregues ou retiradas pelas prefeituras. 113 mil doses chegaram na última quinta-feira (1º) e serão encaminhadas nesta segunda (5) para os municípios.

O governo estadual o é responsável pelo recebimento e distribuição das vacinas enviadas aos municípios. A aplicação é de competência das prefeituras, os grupos considerados prioritários são estabelecidos pelo governo federal, mas as secretarias municipais de Saúde têm liberdade para adotar a estratégia de vacinação.

Em alguns municípios estão sendo vacinados idosos com mais de 70 anos e profissionais de saúde. Em outros, a vacinação iniciou para quem tem de 65 a 70.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Equipe técnica vistoria aeroporto no Nortão visando implantar sinalização para voos noturnos

Uma equipe técnica da secretaria estadual de Infraestrutura e...

Ministro visita Mato Grosso para inaugurar novo câmpus do IFMT

O ministro da Educação, Camilo Santana, cumprirá agenda nos...

Novo diz que faltou ética para vice-prefeita de Cuiabá ao deixar a sigla

O diretório estadual do Novo criticou, esta tarde, a...
PUBLICIDADE