PUBLICIDADE

Deputado propõe Fundo de Combate à Extrema Pobreza Rural em MT

PUBLICIDADE

Melhorias na distribuição de renda e justiça social. É com a base nestas duas ações que o presidente da Assembleia Legislativa, José Riva (PSD), apresentou o projeto de lei nº 138/2012, que institui o Programa Estadual de Combate à Extrema Pobreza Rural e cria o Fundo de Combate à Extrema Pobreza Rural (FCEPR).

Conforme a proposta, o benefício é destinado aos integrantes de unidade familiar rural com renda mensal per capita de 1/4 do salário mínimo vigente, de acordo com o critério adotado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). "É fato notório a situação de extrema pobreza em que vivem centenas, senão milhares, de famílias rurais mato-grossenses que não conseguem produzir o mínimo necessário para garantir o seu sustento e o progresso social e econômico do cultivo da terra. Ainda mais em um estado tão continental como o nosso e que tem sua economia pautada na produção primária", justifica o autor.

O Fundo de Combate à Extrema Pobreza Rural será vinculado à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (Sedraf), de natureza contábil e extra-orçamentária, com autonomia financeira e administrativa. Os recursos financeiros serão provenientes do Programa de Desenvolvimento Rural (Proder), do Programa de Incentivo do Algodão de Mato Grosso (Proalmat), entre outros.

O objetivo da propositura é o de proporcionar condições à consolidação da Agricultura Familiar, integrando os aspectos de apoios produtivos, tecnológicos, organizacionais, ambientais e de mercado. "Destaforma, estaremos promovendo a inclusão social e a elevação do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) da população rural em situação de extrema pobreza", conclui Riva.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Vereadores de Lucas do Rio Verde aprovam parecer do TCE favorável as contas da prefeitura

Os vereadores aprovaram por unanimidade, em sessão extraordinária, hoje,...

Senado debate projeto de mato-grossense para autorizar estados a legislar sobre direito penal

A Comissão de Segurança Pública (CSP) pode votar nesta terça-feira,...

Governador de Mato Grosso nomeia advogado como novo desembargador

O governador Mauro Mendes nomeou o advogado Ricardo Almeida...
PUBLICIDADE