O deputado estadual Baiano Filho (PMDB) se reuniu, ontem, em Sinop, com representantes da sociedade organizada da região favoráveis a implantação de eclusas no leito dos rios Teles Pires, Tapajós e Juruena e a viabilidade de hidrovias nos rios Teles Pires/Tapajós. Este foi o segundo encontro do parlamentar com os representantes do movimento em menos de um mês.
As discussões entorno do tema foram propostas pelo deputado estadual Dilmar Dal Bosco (DEM), que com apoio do deputado Baiano Filho, promoverão no próximo dia 29 uma audiência pública onde serão debatidas as potencialidades hidrográficas das bacias e sua exploração enquanto fonte de energia e modal de transporte. "O ponto preocupante é o aproveitamento das potencialidades de forma consciente e com o minimo impacto ambiental possível. Este é o momento para o debate. Sabemos muito bem que as hidrelétricas serão construídas e isso é inevitável".
O presidente da Associação Comercial e Empresarial de Sinop (Aces), Mauro Müller, também defendeu a construção simultânea das eclusas às hidrelétricas, afirmando que este processo é economicamente viável. "Em Tucuruí, levantaram primeiro a barragem e depois a eclusa, isso elevou o custo em R$ 1,6 bilhão. Se fizessem a eclusa no momento da construção da hidrelétrica, esse valor cairia cinco vezes, se tornando uma construção mais viável ", defendeu Muller.
O secretário Extraordinário de Acompanhamento da Logística Intermodal de Transportes, Francisco Vuolo, que esteve em Sinop no mês de março, declarou que acompanhará detalhadamente o processo da instalação das hidrelétricas. "Existe uma determinação do Ministério da Energia, há um processo jurídico licitatório que está em vigor, e é muito provável que ela aconteça (instalação). Porém, temos que identificar, em primeiro lugar, se já existe um projeto contemplando a eclusa, que é determinação legal. Já outros elementos serão analisados pelo governo do Estado", declarou Vuolo.
O temo será discutido pelos Poderes Legislativo, Executivo e sociedade organizada em uma grande audiencia publica no proximo dia 29, a partir das 18h, no Sindicato Rural de Sinop.