PUBLICIDADE

Deputado diz que governo do Estado não cumpre lei da transparência

PUBLICIDADE

O presidente regional do Partido Progressista (PP), deputado estadual Ezequiel Fonseca, cobrou do governador Silval Barbosa (PMDB), durante sessão, o cumprimento da Lei da Transparência Pública. O parlamentar destacou que a Lei que institui a obrigatoriedade dos governantes em disponibilizar informações sobre o custeio e investimentos feitos pelo Estado para o conhecimento público passou a vigorar em novembro de 2011. No entanto, ele salienta que a sociedade não tem como fiscalizar por não existir o portal específico.

Segundo Ezequiel, existem abundantes recursos tecnológicos disponíveis na área da internet, com facilidades para a implantação de um portal que permita a transparência dos gastos públicos, tendo em vista que a implantação desse mecanismo é totalmente compatível com a capacidade financeira do Estado. "O governo insiste em caminhar na contramão dos acontecimentos e a margem da Lei, por ainda não ter instrumentalizado o Estado no cumprimento de uma lei tão relevante".

Outro fato apontando pelo parlamentar é quanto às constantes denúncias sobre as irregularidades na utilização dos recursos públicos. "Isso tem gerado desconfiança na opinião pública e indignação social devido à falta de credibilidade das instituições políticas, o que é perigoso para a democracia". Ele assevera que o remédio para esse problema é a transparência, uma vez que se a sociedade "tem o direito de acompanhar com os próprios olhos a gestão".

O progressista também cobrou da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa o cumprimento da Lei. "Enquanto poder fiscalizador precisamos cumprir o ‘dever de casa" instalando um sistema que de transparência com os gastos".

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE