PUBLICIDADE

Deputado defende criação de novo fundo voltado para infraestrutura no Estado

PUBLICIDADE

O deputado estadual José Domingos Fraga (PSD) utilizou a tribuna da Assembleia Legislativa, hoje, para falar sobre a possível criação de um novo Fundo do Transporte de Habitação (Fethab). O novo tributo seria especificamente para obras de infraestrutura, em especial para o asfaltamento de estradas não pavimentadas, recuperação das já pavimentadas e construção de pontes de concreto.

O atual fundo, que tem como base de contribuição o óleo diesel, permanecerá compartilhado em 50% entre municípios e governo, com arrecadação de R$ 524 milhões. A nova proposta terá como base de contribuição as commodities agrícolas (soja, madeira, boi, algodão), que ficará 100% para o Estado, com previsão de arrecadação de R$ 325 milhões.

“O governo realizou uma audiência pública para debater a questão, em Sinop, e deverá realizar outras audiências para a elaboração deste novo fundo, pois terá um ajustamento na taxação da cultura do algodão, até porque o Estado entende que o algodão tem contribuído de forma pequena, em relação às demais culturas que hoje fazem parte da base de arrecadação do Fethab”, explicou o parlamentar.

Apesar de ser contra a criação de fundos, Zé Domingos ponderou que a criação de um novo Fethab virá ao encontro aos anseios de infraestrutura e logística do Estado.

“Se essa for a vontade do governador e o segmento produtivo não questionar a iniciativa, nós apoiaremos, desde que não diminua a receita dos municípios, pois entendemos que tudo acontece lá e o Estado assumiu o compromisso de que não mexerá no Fethab compartilhado com os municípios. Eu sou contra a criação de fundos, mas não podemos deixar de colaborar, pois precisamos dar a logística necessária para que Mato Grosso seja não só um estado produtivo, mas acima de tudo, competitivo”.

O parlamentar disse ainda que o governo pretende criar um fundo regional, também direcionado à pavimentação. O fundo seria elaborado com apoio do setor produtivo e terá data para criação e extinção do mesmo, pois o intuito é que tal fundo execute uma determinada obra para qual foi especificamente criado.

“Esse fundo seria feito por meio de uma Parceria Público Privada (PPP), com a contribuição direta através do produtor e a participação do Governo. E aquilo que for arrecadado, 70% será destinado às obras e o restante, 30%, para socializar com as demais regiões pobres do estado, que infelizmente não tem condições de criar esse fundo regional, para fazer frente aos desafios de infraestrutura e logística, de Mato Grosso”.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Aprovado projeto do governo de Mato Grosso alterando cadastro de pedófilos

Os deputados estaduais de Mato Grosso aprovaram por unanimidade,...

Lula volta a Mato Grosso esta semana para lançar programa e entregar maquinários

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva,...

Deputada de Mato Grosso protocola pedido de CPI mista para investigar fraudes no INSS

Foi protocolado nesta segunda-feira o pedido para a instalação...
PUBLICIDADE