sábado, 5/julho/2025
PUBLICIDADE

Deputado de Sorriso colhe assinaturas contra divisão de Mato Grosso

PUBLICIDADE

Cento e setenta e sete assinaturas foram encaminhas para o presidente do Senado Federal, Renan Calheiros, manifestando contrariedade à divisão do estado de Mato Grosso para a criação do estado do Araguaia. A iniciativa para o recolhimento das assinaturas partiu de Maria do Carmo Dorilêo Leite, mais conhecida como dona Duká, que é mato-grossense de nascimento.

O manifesto contém assinaturas de pessoas influentes no Estado, como a do ex-governador de Mato Grosso, Júlio José Campos e o prefeito municipal de Cuiabá, Wilson Santos. As assinaturas refletem o desejo dos mato-grossenses em não dividir o Estado como é da vontade de muitos.

De acordo com dona Duká, seria um caos se dividissem o estado. “Nós ficaríamos relegados e confinados. O que Deus uniu não se divide. Portanto, o povo pantaneiro agradece o apoio do deputado nessa questão”, disse.

O primeiro Projeto de Decreto Legislativo (PDL), para a criação do Estado do Araguaia foi de autoria do Senador Mozarildo Cavalcanti (PFL-RR) em 2001. O relator do projeto na época, era o deputado federal Ricarte de Freitas (PTB- MT), que na época foi acusado pelo Senador de negar o direito dos mato-grossenses em se pronunciar e decidir sobre o futuro do estado.

Com os olhos voltados para a história recente de Mato Grosso e procurando traduzir o sentimento de perda que ainda paira sobre a população sobre a divisão do estado, na condição de Presidente da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania (CDHC), o líder do governo na Assembléia Legislativa, deputado Mauro Savi (PPS), levou a questão a nível nacional, encaminhando o processo ao Senado e fazendo a vontade das 177 pessoas que assinaram contra a divisão.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Polícia Militar prende dois acusados de duplo homicídio em Mato Grosso

Um homem e uma mulher, suspeitos de duplo homicídio,...

MP constata precariedade no saneamento em escolas de 20 municípios de Mato Grosso

Uma realidade alarmante foi constatada nas fiscalizações realizadas pelo...

Últimos vagões do VLT são transferidos de Mato Grosso

A secretaria de Infraestrutura e Logística informou que os...
PUBLICIDADE