PUBLICIDADE

Deputado de MT quer municípios isentos de pagar por dívidas da copa

PUBLICIDADE

O deputado federal Nilson Leitão (PSDB) apresentou, ontem, ao relator da Lei Geral da Copa, deputado federal Vicente Candido (PT-SP), emenda ao Projeto de Lei que dispõe as medidas relativas à Copa das Confederações de 2013 e a Copa do Mundo de 2014. A proposta do parlamentar é que a União isente municípios de baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e os municípios com orçamento comprometido com a Lei de Responsabilidade Fiscal para que não tenham compromissos financeiros com os eventos da Fifa realizados no Brasil.

Segundo Leitão, 100% da conta ficará para os estados, o que preocupa. "Essa dívida será rateada entre os 141 municípios de Mato Grosso por 30 anos. O projeto que estou apresentando é justamente para evitar que cobrem essa dívida dos municípios pobres, pois esses sobrevivem dos repasses constitucionais, dos quais serão descontados a dívida da copa".

A emenda sugere que os pagamentos de dívidas e empréstimos contraídos pelos governos dos Estados para o pagamento das construções de estádios, aeroportos, infraestrutura e outros gastos relativos ao evento sejam isentados dos municípios. Dessa forma, os repasses da União aos governos estaduais poderão ser investidos em saúde, educação e segurança pública.

O próximo passo para o deputado será uma audiência com o governador Silval Barbosa (PMDB). A reunião almejada pelo parlamentar será uma oportunidade para tratar os problemas e dificuldades encontrados pelos municípios com a Copa de 2014 e debater as possíveis soluções expostas na Lei Geral da Copa.

Conheça a Lei
Conhecida como Lei Geral da Copa, o Poder Executivo propôs um Projeto que de Lei que dispõe sobre as medidas relativas à Copa das Confederações de 2013 e à Copa do Mundo de 2014, que serão realizadas no Brasil. A lei concede aos Símbolos Oficiais da Fifa a qualidade de "Marca de Alto Renome" e "Marca Notoriamente Conhecida"; define os crimes relacionados às competições: o uso indevido de Símbolos Oficiais, Marketing de Emboscada por Associação e Marketing de Emboscada por Intrusão.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Governo de Mato Grosso anuncia criação de plano estratégico para inteligência artificial

Mato Grosso está se posicionando entre os estados pioneiros...

Avança projeto de deputado mato-grossense criminalizando posse de celular em presídios

A Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados...

Prefeito propõe reajuste de 11,93% no salário de professores em Alta Floresta

O prefeito Chico Gamba, acompanhado do vice-prefeito acompanhado de...

Pontes de madeira serão substituídas por galerias de concreto em Matupá

O prefeito Bruno Mena (União) vistoriou as obras que...
PUBLICIDADE