quinta-feira, 12/dezembro/2024
PUBLICIDADE

Deputado de MT critica demora para aprovação da Reforma Política

PUBLICIDADE

O coordenador da bancada do Centro-Oeste, deputado federal Wellington Fagundes (PR), criticou a demora para aprovação da Reforma Política e promete acelerar as discussões, em rodadas de reuniões entre os representantes da região no Congresso Nacional. Entre os pontos em destaque está o financiamento público de campanha, que para o parlamentar, "é fundamental para uma disputa justa no embate eleitoral".

Recentemente foi aprovada a minirreforma eleitoral, que trouxe poucos avanços se analisado o cenário geral dos debates. A guerra travada entre partidos da base governista e da oposição tem minimizado as chances de aprovação de temas importantes, como limites sobre gastos em campanhas.

Emenda apresentada pelo líder da minoria na Câmara Federal, deputado Nilson Leitão (PSDB), visava impor barreiras no âmbito da contratação de cabos eleitorais. Para o tucano, as atuais regras da legislação deixam brecha para "contratações maquiadas", com o claro intuito de "comprar votos". Essa proposta foi rejeitada pelo Congresso e Fagundes pontua a necessidade de revisão sobre vários pontos. "Acredito que a imposição de limites para as contratações podem sim garantir um quadro mais equilibrado para as disputas. Não conseguimos aprovar a mate‘ria na minirreforma, mas confio que esse tema e outros poderão ser aprovados numa reforma mais ampla", comentou o republicano.

Para Fagundes, o financiamento público de campanha é fundamental para garantir mais equilíbrio no embate eleitoral, "reduzindo o impacto do abuso do poder econômico". Apesar da defesa, a maioria dos parlamentares ainda não entrou em consenso sobre a origem dos recursos a serem destinados ao financiamento. No Congresso, alguns parlamentares temem que ao financiar campanhas, o Governo Federal deixe de aplicar a verba em outros setores prioritários.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sinop: obra do hospital municipal está 89% executada, diz empresa

A empresa de engenharia responsável pela construção confirmou, ao...

Projeto do voto impresso nas eleições avança na Câmara; 4 deputados de MT favoráveis

A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara aprovou...

Ministro anuncia R$ 140 milhões para a agricultura familiar em Mato Grosso

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, fará...
PUBLICIDADE