PUBLICIDADE

Deputado de MT comemora avanço de projeto que dá a Estados autonomia para modificar Código Penal

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: Só Notícias/arquivo)

Proposta aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dá a possibilidade, aos estados e ao Distrito Federal, de modificação de alguns itens da legislação penal já existente. Segundo o relator da proposta na CCJ, o deputado Coronel Assis (União-MT), a ideia é que as unidades da federação possam modular penas e modificar progressões de penas.

Conforme a proposta, os entes não poderão criar novas tipificações penais ou acabar com benefícios já previstos em lei. Coronel Assis classifica o projeto como inteligente e técnico, mas alerta que os estados terão que “fazer contas”, porque as mudanças também atingem a base de cálculo de penas subsequentes.

O parlamentar afirma que dar essa autonomia aos estados pode ajudar no combate à impunidade e acrescenta que a população pede mais segurança. Sobre a possibilidade de os criminosos trocarem estados com penas mais rigorosas por outros com penas mais brandas, o deputado diz que isso já acontece em relação a flagrantes, condenações e cumprimento integral das penas.

O parlamentar mato-grossense também afirmou que não concorda com a unificação proposta pelo Sistema Único de Segurança Pública (SUSP), argumentando que a execução dos crimes e o consequente combate a eles são diferentes em cada unidade da federação.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Medida proposta por presidente da Assembleia repercute em evento nacional

A Câmara Setorial Temática (CST) da Enfermagem requerida pelo...

Alckmin diz em Sorriso que vai se empenhar para ‘destravar’ a Ferrogrão

O vice-presidente da República, Geraldo Alckmin (PSB), afirmou, há...
PUBLICIDADE