PUBLICIDADE

Deputado cobra pressa para votar projeto repassando verbas para manter escolas em MT

PUBLICIDADE

“A Assembléia Legislativa deve acelerar a votação da Mensagem Nº 04/2007, de autoria do Poder Executivo, sob pena de as escolas estaduais ficarem sem recursos de manutenção”. O alerta partiu do deputado estadual, Percival Muniz. A matéria, que tramita desde o início do ano e estabelece novo critério para o repasse do chamado PDE (Programa de Desenvolvimento da Escola), não é polêmica, não recebeu nenhuma emenda, e dela depende o melhor andamento da administração escolar.

“Não sei porque tanta demora na votação desta mensagem. Ela está causando uma imagem negativa para a Assembléia, pois as escolas pressionam os técnicos da Seduc, que jogam a responsabilidade para essa casa.”, argumentou.

Segundo informa o assessor da Seduc, Valdecir Feltrin, a mensagem altera o critério de repasse de recursos para as unidades escolares. “Até o momento, os recursos vão para as escolas de acordo com o número de alunos, ou seja, por uma percapta aluno. A Mensagem altera o dispositivo e passa a respeitar uma programação enviada pelas próprias escolas”, observa ele.

Ainda, conforme explicou Feltrin, as 647 escolas levaram em torno de quatro meses para fazer esse levantamento e agora estão ansiosas para receberem o recurso. Além disso, enfoca que possibilitar uma distribuição de recursos, de acordo com a própria previsão da escola, fortalece o princípio da Gestão Democrática Escolar, definida pela Lei 7.040/98.

“Ao todo, no orçamento de 2007, temos mais de R$ 24 milhões destinados para a manutenção das escolas. O repasse é feito trimestralmente, portanto fomos obrigados a utilizar o critério antigo (percapta aluno) para fazer o primeiro repasse deste ano, quando o ideal seria já o termos feito a partir do novo critério trazido pela mensagem 04”, finaliza o assessor.

O presidente da Casa, deputado Sérgio Ricardo, deferiu o pedido de Percival, e solicitou a assessoria da Casa para fazer a aceleração da votação do projeto, ao passo que prometeu colocá-lo em pauta o mais rápido possível.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Vereadores de Lucas do Rio Verde aprovam parecer do TCE favorável as contas da prefeitura

Os vereadores aprovaram por unanimidade, em sessão extraordinária, hoje,...

Senado debate projeto de mato-grossense para autorizar estados a legislar sobre direito penal

A Comissão de Segurança Pública (CSP) pode votar nesta terça-feira,...

Governador de Mato Grosso nomeia advogado como novo desembargador

O governador Mauro Mendes nomeou o advogado Ricardo Almeida...
PUBLICIDADE