PUBLICIDADE

Deputado cobra divulgação de financiamentos junto à fundação em MT

PUBLICIDADE

O primeiro-secretário da Assembleia Legislativa, deputado estadual Mauro Savi (PR), cobrou do governo do Estado, por meio de indicação, a ampla divulgação das ações da Fundação Nacional da Saúde (Funasa) em cidades com até 50 mil habitantes. O objetivo é informar às cidades de pequeno porte sobre os benefícios que a entidade proporciona, por meio do Departamento de Engenharia de Saúde Pública. Cópias da indicação também foram encaminhadas às secretarias de estado de Cidades e de Saúde.

O benefício em questão está relacionado ao financiamento para a implantação e ampliação de sistemas de esgotamento sanitário dos municípios. Esse tipo de contrato possibilita às cidades, a execução de serviços como o de rede coletora de esgoto; interceptadores; estação elevatória de esgoto; estação de tratamento; emissários; ligações domiciliares entre outras obras.
 
"Neste início de ano, início de mandatos eletivos, reinício de novas administrações e diante das inúmeras dificuldades financeiras encontradas pelos municípios como um todo, informações como esta que indicamos, são de uma relevância impar para quem está no comando de uma gestão e enfrenta muitas dificuldades em razão de trabalhar com recursos limitados", disse Savi. 
 
Na justificativa da indicação, o parlamentar faz uma observação em relação aos programas desenvolvidos pela Funasa. A "Educação em Saúde Ambiental" é um deles, que tem por finalidade planejar, coordenar, supervisionar e monitorar a execução das atividades referentes à formulação e implementação de ações de promoção e proteção à saúde ambiental em consonância com a política do Subsistema Nacional de Vigilância em Saúde Ambiental; controle de qualidade da água e apoio ao desenvolvimento de estudos e pesquisas na área de saúde ambiental. E ainda, o programa de "Abastecimento de Água"; "Cooperação Técnica"; "Melhorias Sanitárias Domiciliares"; "Resíduos Sólidos" e "Saneamento Rural".
 
De acordo com o censo 2010, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais de 100 cidades mato-grossenses estão aptas a aderir aos programas da Funasa. Entre os municípios estão Alta Floresta, Lucas do Rio Verde, Pontes e Lacerda, Colniza, Chapada dos Guimarães, Brasnorte, Barão de Melgaço e Reserva do Cabaçal.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Câmara de Nova Mutum reduz valor da verba indenizatória

Câmara Municipal de Nova Mutum aprovou, em sessão ordinária,...

MP destina R$ 2,2 milhões para implantar Corpo de Bombeiros em Paranatinga

O Ministério Público do Estado viabilizou R$ 2,2 milhões...
PUBLICIDADE