O deputado estadual José Domingos Fraga Filho (PMDB), defendeu na última sexta-feira, durante visita a Nova Mutum, a necessidade urgente de reestruturar a Empresa Matogrossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural – Empaer-, que completa 50 anos de existência. Para ele, faltam investimentos do Governo do Estado visando fortalecer a agricultura familiar como um todo e anunciou a formação de uma comissão, integrada por funcionários da Empaer – indicados pelo sindicato-, diretores e deputados, com o objetivo de discutir medidas para reestruturar o órgão. “Nós queremos mudar a sua identidade jurídica, deixando de ser uma empresa de economia mista e passe a ser pública, gozando assim das mesmas prerrogativas que determinadas unidades orçamentárias do Estado”, disse o deputado.
Outro ponto destacado por Zé Domingos diz respeito à realização de concurso público. “Isso vai dar condições para consolidar convênios que estão em andamento com o Ministério do Desenvolvimento Rural e com o INCRA. Há 10 anos que não se realiza concurso para a entidade”, disse. Enfático, disse ainda que as coisas não podem ficar como estão. “Ou reestrutura ou extingue a Empaer. Não podemos deixar que a mesma receba entre R$ 70 a 80 mil/ano de custeio do Governo do Estado, se não consegue sequer pagar as publicações no Diário Oficial. Vamos pressionar o Governo para que seja apresentada uma saída”, afirmou.
Zé Domingos enalteceu ainda a importância da empresa, dizendo que os seus serviços são fundamentais, uma vez que Mato Grosso tem aproximadamente 500 assentamentos e cerca de 200 mil pequenos agricultores que precisam do apoio da Empaer para colocar em prática uma série de projetos. “O próprio MT Regional, programado do Estado, precisa da Empaer para sair do papel”, finalizou.