A falta de assistência técnica rural é maior problema enfrentado pela agricultura familiar em Mato Grosso. O deputado estadual Ezequiel Fonseca (PP) pediu ao governador Silval Barbosa que seja feito concurso público para o cargo de técnicos na Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer).
"Mato Grosso é rico na produção de grãos e pobre na agricultura familiar", disse Ezequiel. "A produção através da alta tecnologia é a única que está desenvolvendo no Estado, porém a agricultura familiar sofre com falta abastecimento de água, energia e assistência".
Ele alertou que o concurso tem que sair até dezembro considerando que 2014 é ano político. "Os trabalhadores rurais não podem ficar tanto tempo sem apoio, é necessário garantir desenvolvimento na estruturação da pequena produção dessas famílias".
No último dia 24 de setembro houve, na Assembleia, audiência públicapara debater os principais problemas dos pequenos produtores rurais, beneficiários de Projetos de Assentamentos Rurais do antigo Banco da Terra e do Programa Nacional de Crédito Fundiário. Atualmente, o Estado conta com 7 mil famílias em 208 assentamentos.