O deputado estadual Emanuel Pinheiro (PR) apresentou, esta manhã, durante sessão ordinária, uma proposta que pode solucionar o impasse em relação à reposição salarial dos servidores públicos. A medida será encaminhada ao secretário-chefe da Casa Civil.
“A minha proposta é para que o governo pague o percentual de 3,11% do índice oficial do INPC de imediato, conforme já definido pela equipe econômica. A outra parte residual seja feito um cronograma de datas dentro do exercício deste ano para efetivar o pagamento com as devidas atualizações monetárias retroativas à data base”.
Segundo o deputado, a medida tem por objetivo solucionar o impasse criado no pagamento da reposição salarial, garantindo dessa forma os direitos e conquistas do servidor público estadual. “É uma conquista do servidor, que nunca falhou nos últimos dez anos. Nós não podemos permitir que essa pessoa seja prejudicada no seu poder de compra devido à inflação alta”.
Pinheiro esclarece que não se trata de um reajuste, mas de uma reposição salarial garantida pela Constituição Federal e assegurada por uma lei estadual, com intuito de repor a perda inflacionária no período de 2014 a 2015.
A decisão foi tomada após uma reunião com representantes do Sindicato dos Profissionais de Desenvolvimento Econômico e Social (Sindes).