PUBLICIDADE

Deputado apresenta lista de veículos de MT repatriados da Bolívia

PUBLICIDADE

O deputado estadual Emanuel Pinheiro (PR) realiza, amanhã, às 14h30, no auditório Milton Figueiredo, coletiva para apresentar a relação do primeiro lote de veículos mato-grossenses repatriados da Bolívia. O parlamentar esteve na semana passada em Campo Grande (MS) onde teve acesso a relação dos veículos e constatou "in loco" a frota mato-grossense. A lista será entregue ao presidente do Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT), Gian Castrillon, para tomada de providências.

O parlamentar vai solicitar do chefe do Executivo estadual o transporte dos bens de Campo Grande para Cuiabá. O grande problema enfrentado pelas vítimas é o alto custo para guinchar o bem até a cidade de origem, já que as despesas serão arcadas pelo proprietário. Segundo dados da Delegacia Especializada de Furtos e Roubos de Veículos (DEFURV), de Campo Grande, o primeiro lote é de 397 veículos que tiveram acesso pela fronteira do estado de Mato Grosso do Sul. Desse total 55 veículos pertencem a proprietários mato-grossenses. No total 5 mil veículos serão repatriados para o Brasil. Durante a coletiva serão veiculadas imagens do pátio da DEFURV, o qual se encontram os veículos.

Conforme a delegada Maria de Lourdes Souza Cano, a expectativa é que a maioria dos bens seja proveniente de Mato Grosso devido à extensa faixa de fronteira com a Bolívia. A equipe da DEFURV já identificou e entregou o veículo, uma motocicleta, ao proprietário Gonçalo Mendes, morador de Cuiabá. O rapaz foi vítima de um roubo ocorrido em 2011. Ele estará presente na coletiva testemunhando a sua experiência ocorrida na capital mato-grossense.

O governo da Bolívia deu início à devolução de carros apreendidos pela Divisão de Prevenção de Roubos de Veículos da Bolívia (Diprove) no início do ano. A maioria dos automóveis roubados no Brasil é proveniente de Mato Grosso, São Paulo, Rondônia, Mato Grosso do Sul, Acre e Paraná – estados que fazem fronteira com outras nações. Anteriormente, os carros estavam sendo nacionalizados em território boliviano, mas um acordo entre os dois países permitiu a devolução.

O deputado criticou o governo boliviano, em audiência pública no Senado Federal, dizendo que a Lei n° 133 estava patrocinando a violência, o narcotráfico e o prejuízo à vida dos mato-grossenses, tendo em vista que a lei sofre reedições há oito anos. O resultado é fruto de muita luta do parlamentar, iniciada em 2011.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Obras do novo de hospital universitário entram em fase de acabamento em Mato Grosso

As obras do novo Hospital Universitário Júlio Müller estão...

Governador anuncia data de inauguração do maior hospital de Mato Grosso

O governador Mauro Mendes confirmou para o dia 19...

Deputado de Mato Grosso recua e retira apoio à PEC da Reforma Administrativa

O deputado federal Coronel Assis (União Brasil) voltou atrás...
PUBLICIDADE