PUBLICIDADE

Deputadas de Mato Grosso discutem política feminina com Manuela D’Ávila em Cuiabá

PUBLICIDADE
Só Notícias/Marco Stamm, de Cuiabá (foto: arquivo/assessoria)

O 7º Festival de Cinema Feminino Tudo Sobre Mulheres, que termina em Cuiabá na quinta-feira (31), abordará o protagonismo da mulher na política e vai promover, no dia do encerramento, um painel de discussões com as deputadas Janaína Riva (MDB), Rosa Neide (PT), Benedita da Silva (PT-RJ), com a ex-deputada e candidata a vice-presidente Manuela D’Ávila (PCdoB) e com a ativista e fundadora do site Mídia Ninja, Dríade Aguiar. O evento será das 15h às 17h no Cine Teatro Cuiabá.

A deputada estadual Janaina Riva, que no último pleito eleitoral foi a deputada estadual mais votada de Mato Grosso e também entrou para história por ser a primeira mulher a assumir a presidência da Assembleia Legislativa, mesmo que interinamente, defendeu o evento, que é colaborativo, dizendo ser uma discussão essencial para atração das mulheres na política.

“É necessário colocar o dedo na ferida e debater a ocupação dos espaços de poder e de tomada de decisões pelo gênero feminino. As mulheres ainda estão muito distantes da política, não por falta de vontade, mas por falta de oportunidade mesmo. Há duas legislaturas eu sou única mulher no parlamento estadual. O maior colégio eleitoral de Mato Grosso, que é Cuiabá, há duas legislaturas também não tem nenhuma mulher na Câmara de Vereadores. Se somos 52,5% do eleitorado, é necessário refletir por que temos tão poucas representantes femininas na política”, analisou.

A representatividade das mulheres na política em Mato Grosso passou de 2,7% em 2014 para 12,5% em 2018, segundo dados do Tribunal Regional Eleitoral. Mesmo assim, ainda é abaixo da média nacional. Ao longo da história, apenas 13 deputadas já passaram pela Assembleia e oito vereadoras pela Câmara de Cuiabá. Das 13 deputadas, somente Janaína assumiu a presidência. Atualmente ela é vice-presidente do parlamento e ocupa o comando interinamente no lugar do licenciado Eduardo Botelho (DEM).

O Palácio Paiaguás, sede do governo estadual, nunca foi ocupado por nenhuma mulher em período integral. De 2003 a 2006, Iraci França foi vice-governadora de Blairo Maggi e ocupou a cadeira de governadora, interinamente, em quatro oportunidades.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Polícia Federal prende Braga Netto, ex-ministro de Bolsonaro

A Polícia Federal prendeu, hoje, o ex-ministro da Defesa...

Prefeito de Matupá define dois novos secretários

O prefeito reeleito de Matupá, Bruno Mena (União), anunciou,...
PUBLICIDADE