A deputada federal Coronel Fernanda (PL) apresentou projeto de lei que propõe dar o nome cachoeira Caçadores de Liberdade a uma queda d’água localizada na estrada da Cachoeirinha, na Gleba Mercedes, em Sinop. O projeto foi apresentado e, atualmente, aguarda análise das comissões permanentes e, em seguida, vai à votação não plenário da Câmara dos Deputados.
A proposta é em homenagem ao movimento Caçadores de Liberdade, idealizado pelo grupo Legendários Sinop, que atua “na transformação de homens, famílias e comunidades por meio de ações ligadas ao autoconhecimento, espiritualidade e cidadania”.
Segundo a deputada, na justificativa ao projeto, a cachoeira escolhida é palco de atividades do grupo, servindo como “espaço de reflexão, integração com a natureza e reconstrução pessoal”. Para ela, a medida busca valorizar “o impacto positivo” dessas iniciativas na vida de diversos cidadãos e reforçar a importância de projetos que fortalecem vínculos comunitários e familiares.
Atualmente conhecida como “cachoeira da Gleba”, o local passaria a ter a novo nome registrado em mapas, placas indicativas, materiais promocionais e documentos oficiais de órgãos públicos federais que façam referência ao ponto turístico.
O Legendários é um movimento cristão, iniciado na Guatemala em 2015, com foco na transformação dos participantes por meio de retiros espirituais exclusivos para homens. Está no Brasil desde 2017 e causa controvérsias por sua abordagem considerada pelos críticos como “elitista”, riscos físicos e idealização de masculinidade tradicional.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.